Inmet confirma chuva nos próximos dias em Goiás

A precipitação deve melhorar a umidade relativa do ar, que nos últimos dias chegou a níveis críticos.

O Instituto Nacional de Meteorologia em Goiás (Inmet) traz um pacote de boas notícias e outras nem tanto para os próximos dias. A primeira positiva é que a partir desta quinta-feira (2) pode chover em Goiás. Se confirmada a previsão, terá fim a estiagem que já supera 70 dias na capital. A última chuva em Goiânia foi dia 20 de maio.

A negativa é que será apenas um chuvisco e que dependendo da quantidade, a água pode evaporar antes mesmo de chegar ao solo.

Por outro lado, essa garoa vai melhorar a umidade relativa do ar, que nos últimos dias alcançou níveis preocupantes. Na terça-feira (31), a taxa foi de 16%, a segunda menor no ano, atrás apenas do que foi registrado no dia 22 de maio: 11%.

Hoje, por exemplo, a umidade já subiu e chegou a 21% na capital. Amanhã deve alcançar o patamar de 25%, que deve permanecer próximo a isso nos dias seguintes. Contudo, o índice ainda fica abaixo dos 30%, o que significa um estado de atenção.

A chefe do Instituto nacional de Meteorologia (Inmet) em Goiás, Elizabete Alves Ferreira, alerta que, nessas condições, as pessoas devem se hidratar mais, evitar exercícios físicos em horários mais críticos e umidificar o ambiente para evitar um mal-estar.

A melhora da umidade, segundo a chefe do Inmet, ocorre porque existem áreas de instabilidade convergindo pelo Estado. Mas, outra notícia negativa é que esse efeito é breve e tem data para acabar: 6 de agosto. “Depois teremos novamente secura acentuada. Normalmente as chuvas só voltam na primeira quinzena de outubro e o tempo deve permanecer seco até lá, porque ainda não passamos pelo pior”, recorda.

Mesmo nessa zona de instabilidade, as temperaturas continuarão elevadas. Para amanhã, em Goiânia, a previsão é de máxima de 36° e mínima de 19º. Na região Sudeste do estado a situação fica mais branda, com temperaturas entre 13° e 32°.

Fonte: O Popular

Comentários