Informações sobre alimentação em tempos de Covid-19

Nutricionista: Paula Nahas (Foto: Divulgação)

Frente a pandemia do coronavírus (COVID-19) que estamos vivenciando nos últimos tempos, a qual tem afetado diretamente nosso modo de vida, principalmente por conta do isolamento social, é importante que façamos algumas adaptações nesse momento.

A convivência por maior tempo com nossos familiares, bem como a realização dos nossos trabalhos habituais e a maior frequência de nos alimentarmos em casa são algumas das vivências atuais, as quais precisam ser adaptadas.

Além disso, com a gama de notícias que temos acesso (o tempo todo!) em mídias sociais, televisão, rádio e etc, é importante saber o que lemos e passamos a diante.

Especificamente em relação à alimentação e nutrição, precisamos ser críticos quanto às informações divulgadas (não somente em tempo de coronavírus). Por isso, segue abaixo algumas orientações, cuidados e informações corretas relacionadas à alimentação neste período:

– Não existe alimento ou suplemento que aumente sua imunidade a curto prazo, já que ela é construída a longo prazo. Uma alimentação de boa qualidade aliada ao estilo de vida saudável pode ajudar! Então, caso alguém te ofereça algum alimento ou suplemento com essa alegação, não acredite!

– Não faça dietas restritivas nesse momento. Agora não é hora de restringir determinados grupos de alimentos, pelo contrário! Consuma alimentos de todos os grupos alimentares (carboidrato, proteína, lipídeo, vitaminas e minerais), em equilíbrio. É muito importante também se atentar a ingestão de líquidos. Não espere sentir sede pra se hidratar. Água, sucos naturais, água saborizada e chás podem ajudar!

– Cuidado com o uso sem pudor de suplementos e alimentos antioxidantes, pois é importante que nosso organismo entre em contato com algumas substâncias pro oxidantes para “construção” de um bom sistema imune.

– Faça suas compras com o intuito de minimizar as idas aos estabelecimentos de venda de alimentos/bebidas, mesmo sabendo que os mercados estão com melhor controle de acesso para evitar aglomerações.

– Higienize as embalagens dos produtos comprados com um pano limpo e álcool 70% antes de armazenar. Lave as frutas e verduras com água e sabão, e, posteriormente, as higienize com uma solução de água e hipoclorito de sódio (1 colher de sopa de hipoclorito de sódio dissolvidas em 1 litro de água potável). Deixe os alimentos submersos na solução por cerca de 15 minutos e enxágue em água corrente.

– Higienize também os utensílios, equipamentos e superfícies que irão ficar em contato direto com o alimento a ser preparado. Lave-os com água e sabão ou passe um pano limpo e álcool 70%.

– Após higienização dos alimentos, organize-os da melhor forma para ter acesso fácil aos mesmos. Deixo-os picados para consumo in natura ou congelados, para aqueles que necessitem de maior conservação a longo prazo.

– Tire um tempo para preparar as refeições em casa: aproveite o momento para envolver toda família no preparo e tornar esse momento prazeroso a vocês! Para otimizar o tempo, você pode preparar uma maior quantidade de alimentos e congelá-los para facilitar o dia a dia.

– Prefira alimentos in natura e minimamente processados, reduzindo o consumo de processados e ultraprocessados (embutidos, enlatados, e industrializados em geral).

– Para ajudar no melhor controle do peso corporal nesses tempos de isolamento social, além de garantir uma boa alimentação, procure dicas on-line de profissionais de educação física qualificados para realizar exercício físico em casa.

– E lembre-se, siga rigorosamente os cuidados de prevenção mais eficazes orientados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde: fique em casa, mantenha a lavagem das mãos e higiene pessoal, e talvez o mais importante em tudo isso: mantenha a saúde mental, procurando um psicólogo qualificado para isso!

Paula Nahas
Nutricionista – CRN 16697
Doutoranda em Ciências da Saúde
Profa do Curso de Nutrição – UNA Catalão
Profa do Curso de Nutrição – UNIPAC Uberlândia
Profa do Curso de Nutrição – Faculdade Pitágoras Uberlândia

Comentários