Incêndio em vegetação já destruiu cerca de mil hectares próximo a Catalão

Por mais de 12h, os bombeiros combatem o fogo; a corporação conta com a apoio de pessoas da região. Não houve registro de feridos

(Foto: Zap Catalão)

Um incêndio de grandes proporções atinge uma área de vegetação localizada na região da Fazenda dos Cláudio, próximo ao terminal da Copebras (CMOC-Fosfatos), em Catalão.

O 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10ºBBM) foi acionado para atender a ocorrência. Testemunhas relataram aos militares que o incêndio teve início na madrugada desta terça-feira (13), sendo parcialmente controlado pela Brigada de Incêndio da CMOC, com a ajuda de aeronaves, uma retroescavadeira e quatro caminhões do tipo pipa, porém, com a força dos ventos, as chamas se alastraram pelas pastagens, mata fechada, palhadas e matas ciliares.

Os bombeiros têm ainda a colaboração de voluntários de máquinas e equipamentos de outras empresas terceiras. Cerca de 40 pessoas trabalham em prol de conter às chamas.

O fogo já atingiu uma área de aproximadamente 1000 hectares, entre elas uma área de plantação de eucaliptos com aproximadamente 320 hectares, ou seja, cerca de 320 campos de futebol. Cerca de 80% desta área atingida pertence a mineradora, diz Capitão Aurélio Martins.

Por volta das 18h00 o Corpo de Bombeiros enviou mais reforço para auxiliar no combate as chamas.

Segundo a corporação, não houve registro de feridos. Ainda não se sabe o que provocou o incêndio.

Em nota ao Zap Catalão, o 10°BBM, informou:

Ocorrência de incêndio em vegetação, área florestal, em uma área de uma empresa de mineração.

Inicialmente equipes de combate a incêndio com militares combateram focos de incêndio em locais de risco dentro das dependências da empresa.

Neste momento militares estão do Corpo de Bombeiros estão acompanhando os trabalhos de combate às chamas, uma vez que os focos estão confinados dentro da área da empresa e propriedades rurais próximas. A vegetação é mista (pasto, cerrado e eucalipto). A área é extensa e demanda um trabalho de monitoramento contínuo, evitando que às chamas se espalhem para outras propriedades.

Aproximadamente 40 pessoas, entre bombeiros e brigadistas da empresa estão atuando na operação de combate às chamas. 

Estão a disposição das equipes:

01 retroescavadeira

04 caminhões do tipo pipa

Sopradores, bombas costais, abafadores…

Apoio externo:

02 aeronaves do ramo de pulverização agrícola.

Área queimada estimada de eucaliptos: 320 hectares (apenas estimativa)

Em nota encaminhada ao Zap Catalão a mineradora CMOC informou:

Catalão, 13 de setembro de 2022 – A CMOC Brasil torna público que, desde ontem (12), tem atuado no combate ao incêndio florestal, que se iniciou na zona rural, próxima às operações de Fosfatos Ouvidor e Catalão.

Ao detectar a ocorrência, as brigadas internas foram acionadas e o combate permaneceu durante a madrugada de hoje, tendo sido controlado. Ainda hoje (13), com o aumento da temperatura e com o forte vento típico da estação, o fogo voltou e, mesmo com a pronta ação das brigadas, tomou força e se espalhou.

Além da atuação constante das brigadas, a CMOC contratou diversos caminhões pipas, dois aviões e um helicóptero para auxiliar no combate ao incêndio, bem como acionou o 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros e grandes empresas da região – estas que prontamente se disponibilizaram a ajudar.

A CMOC segue empenhada no combate às chamas e no suporte necessário para os moradores que residem próximo a área afetada.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CMOC BRASIL

Comentários