Idosa de 78 anos com Alzheimer se forma no ensino fundamental, em Caldas Novas

Terezinha Valim de Souza tem Alzheimer e a família decidiu matriculá-la após uma recomendação médica. Ela se formou no 5º ano do ensino fundamental. 

Terezinha Valim de Souza, idosa com Alzheimer, se formou aos 78 anos, em Caldas Novas, Goiás – (Foto: Divulgação / Prefeitura de Caldas Novas)

Aos 78 anos, Terezinha Valim de Souza se formou no 5º ano do ensino fundamental, em Caldas Novas, no sul do estado. A professora dela e coordenadora de inclusão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) municipal, Nely Gonçalves, contou que a idosa tem Alzheimer e a família decidiu matriculá-la após uma recomendação médica.

“A família decidiu que ela precisava exercitar o cérebro. Durante as aulas ela participou e interagiu muito, houve muitos avanços no aprendizado e na memória afetiva”, contou a professora, emocionada.

A reportagem, Nely Gonçalves afirmou que, como professora, acompanhou Terezinha no último ano e ficou muito feliz em vê-la colando grau. “Eu fiquei em êxtase. Ela é maravilhosa e me surpreendeu muito”, afirmou.

Terezinha Valim de Souza e a professora Nely Gonçalves, em Caldas Novas, Goiás – (Foto: Arquivo pessoal/ Nely Gonçalves)

Segundo ela, durante a formação foram trabalhados conteúdos como leitura, interpretação de textos e memória. “Eu levo o material para casa dela e faço o atendimento. Ela teve leitura de jornal e interpretação de músicas. Ela é muito fã do Sérgio Reis”, contou a professora.

“Como sabemos que a educação é uma grande aliada no combate e tratamento dessa doença, decidimos que Dona Terezinha teria aulas em casa, com atividade lúdicas, trabalho com jornais e demais projetos que ajudassem nos sintomas do Alzheimer”, explicou ela.

A professora contou que a EJA municipal de Caldas Novas trabalha com 16 estudantes com transtornos ou deficiências. “Eles foram acompanhar a cerimônia [de colação de grau]. Eles sempre participam de todos os projetos nos quais estão inseridos”, disse.

Terezinha Valim de Souza, idosa com Alzheimer, estudou conteúdos como interpretação de texto, em Caldas Novas – (Foto: Arquivo pessoal / Nely Gonçalves)

Com informações G1 Goiás. (Adaptada)

Comentários