HPE Mitsubishi opta pelo lay-off para não demitir funcionários

Em abril e maio, trabalhadores da montadora automobilística HPE Automotores do Brasil Ltda, (representante oficial das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos) vão ficar em casa, seja por férias coletivas, folgas ou lay-offs (que é a suspensão do contrato de trabalho).

A expressão lay-off é inglesa, mas nunca esteve tão próxima da realidade brasileira. Criada em 2001, a medida só pode ser usada por empresas que enfrentam crises econômicas. Nesses casos, o contrato de trabalho dos funcionários é suspenso por até cinco meses. Durante esse tempo, eles podem fazer cursos de qualificação, recebem seguro desemprego do governo e, em alguns casos, as empresas complementam os salários. O lay-off foi negociado com o Sindicatos dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) na tarde desta quarta-feira (1°/abril).

Apesar de previsto na lei trabalhista, o lay-off ainda é visto com desconfiança pelo trabalhador. A montadora têm usado com frequência a medida por causa da redução na produção de veículos e pela prevenção contra o Coronavírus. Em vez de deixar o funcionário parado no canto da fábrica, a indústria opta pela suspensão temporária do contrato de trabalho.

Assista o vídeo gravado pelo Presidente da HPE Automotores do Brasil Ltda, Robert de Macedo Soares Rittscher, que está sendo veiculado nas principais mídias sociais:

 

Comentários