HPE Catalão deverá receber investimentos e ampliar portfólio nos próximos três anos

Segundo CEO Mauro Correia a maioria dos concorrentes traz picapes da Argentina com benefícios fiscais, o que justificaria renovação dos regimes para o Centro-Oeste e Nordeste.

(Foto: Divulgação / HPE)

A fábrica da HPE em Catalão, GO, que em junho completou 25 anos de operação, deverá receber recursos para ampliar seu portfólio, que hoje é composto por apenas dois modelos, as picapes Mitsubishi L200 e o SUV Eclipse. Foi o que afirmou seu CEO, Mauro Correia, em entrevista à Agência AutoData.

A HPE representa Mitsubishi e Suzuki no País.

“Temos um plano de crescimento que estamos desenvolvendo junto com a matriz, no Japão. Estamos discutindo aumento de portfólio ao longo dos próximos anos, pois temos condições de produzir mais modelos em Catalão”, disse Correia, justificando que o enxugamento de veículos se deu em torno da mudança de requisitos legais. “Estamos analisando os novos produtos importados do Japão e alinhando sobre quais traremos ao Brasil e quais apostaremos em um desenvolvimento futuro local, nos próximos três anos.”

E, no radar da companhia, segundo o executivo, estão versões híbridas, uma vez que há indícios que o País deverá seguir esta direção:

“Ao que tudo indica este deverá ser o caminho, apesar de que temos visto a rediscussão em torno de híbridos e de elétricos, com pedidos para adiar o prazo da legislação na Alemanha. E a mudança de aposta de uma multinacional que só pretendia fabricar elétricos e que, agora, desenvolveu motor a diesel tratado como revolucionário. E o caso de uma montadora que, a princípio, também só apostaria em elétricos mas já está repensando sobre o híbrido para não perder mercado no Brasil”.

Saem das linhas de produção em Catalão, mensalmente, em torno de 2 mil unidades de veículos, sendo que aproximadamente 75% são da picape L200 Triton e, o restante, do SUV Eclipse Cross, também disponível na versão 4×4.

Fábrica da HPE Automotores em Catalão – (Foto: Reprodução)

“Temos a única picape com tecnologia japonesa produzida no Brasil. A maioria dos nossos concorrentes, considerando o segmento de picapes médias e grandes, exceto uma ou outra, que são fabricadas aqui, trazem seus veículos da Argentina com incentivo fiscal, o que foi renovado por lá.”

Quem importa picapes da Argentina são Toyota com Hilux, Volkswagen com Amarok, Nissan com Frontier, e Ford com a Ranger. Correia argumentou que, por isso, é importante a renovação dos benefícios fiscais para as regiões Centro-Oeste e Nordeste, para, de acordo com ele, dar continuidade à geração de emprego e renda nas regiões.

A fábrica de Catalão emprega, diretamente, 2 mil funcionários. Mas, indiretamente, considerando o cálculo de que a cada emprego em montadora gera-se de quatro a cinco na cadeia, esse volume chega a 10 mil ou 12 mil empregos, 10% da população da cidade, 120 mil pessoas.

O executivo destacou ainda que a Mitsubishi é a única montadora que faz todas as adaptações para veículos especiais dentro de casa: “Um carro para polícia ou corpo de bombeiros tem todos os requisitos produzidos na fábrica, outro diferencial”.

Na unidade goiana também são montados carros usados em competições de rally patrocinadas pela Mitsubishi e é feita a tropicalização da linha Jimny Sierra. No entanto, já produziu também ASX, Lancer e Outlander Sport. Outlander, Pajero Full e Pajero Sport são importadas.

Com informações AUTODATA.

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