Hospital Materno Infantil em Catalão não será fechado

O secretário de Saúde, dr. Fernando Netto em entrevista nesta terça-feira (20), esclareceu algumas “fake news” espalhadas pelas redes sociais, relacionadas ao Hospital Materno Infantil. De acordo com as notícias falsas, o mesmo seria fechado, entretanto o que ocorrerá é que para a unidade se habilitar ao Ministério da Saúde, foi exigido que passe por uma reforma.

Enquanto isso, o município encaminhará as gestantes para hospitais particulares credenciados para que ocorram os partos, pois não seria adequado que em meio aos trabalhos da reforma fossem realizados procedimentos cirúrgicos, colocando em risco a mãe e o recém-nascido. Mas, apenas pacientes de Catalão terão direito ao benefício. As gestantes de cidades vizinhas deverão ser atendidas em seus respectivos municípios ou através de convênio pactuado pela Prefeitura de cada cidade.

O Hospital Municipal Materno Infantil é mantido com recurso único e exclusivo do município, sem qualquer repasse do Estado ou da União. E para que tenha condições de receber ajuda financeira do governo federal, uma reforma na estrutura física é exigida para que o Materno seja credenciado ao Ministério da Saúde.

É importante salientar que apenas os partos deixarão de ser realizados no Materno Infantil. O Centro Integrado da Mulher continuará atendendo e oferecendo os serviços normalmente. E que todos os funcionários serão mantidos pela unidade.

Ou seja, a reforma é um dos critérios a serem cumpridos, de acordo com o Ministério da Saúde, para obtermos o credenciamento, com intuito de verbas federais serem viabilizadas. E as gestantes do município serão atendidas normalmente. Dessa forma, lembramos que a gestão Adib Elias sempre busca avançar em todas as áreas, e não poderia ser diferente na saúde. O Hospital Materno Infantil, que já é referência em todo o estado, logo colherá os benefícios de mais essa grande conquista para a população catalana.

SECOM – Prefeitura de Catalão

Comentários