Hospitais de Catalão fazem alerta sobre golpistas pedindo dinheiro às famílias de pacientes

Golpistas pedem transferências bancárias para custear tratamentos e medicações de pacientes

Não caia no golpe! (Foto: Ilustrativa – Reprodução)

Nas últimas horas, dois hospitais de Catalão: Santa Casa e Nasr Fayad alertaram pacientes e familiares que golpistas estão usando o nome das unidades hospitalares pedindo dinheiro para a realização de exames e compra de medicamentos.

Aproveitando-se da fragilidade emocional e do momento delicado, é cada vez mais comum criminosos se passarem por médicos ou funcionários de hospitais na tentativa de conseguirem dinheiro de familiares que têm algum parente internado. Nas diversas plataformas digitais, os hospitais de Catalão alertaram a comunidade sobre o conhecido golpe aplicado por estelionatários envolvendo pacientes internados.

Segundo as direções dos dois hospitais, reforçaram ainda que não passam nenhuma informação de prontuário via telefone ou mensagens e toda comunicação desta finalidade é feita presencialmente por um funcionário identificado. De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os profissionais não são autorizados a transmitir informações sobre os pacientes por telefone ou mensagens. Na dúvida, a orientação é procurar pessoalmente pelos profissionais que atuam na unidade hospitalar.

“Neste momento, estamos alertando os familiares dos pacientes no ato da internação para que não deem qualquer valor solicitado em nome do hospital. Solicitações financeiras que anônimos façam a familiares devem ser comunicadas à administração do hospital para a tomada de medidas policiais. Pedimos para que ninguém realize transferência bancária ou pix. Jamais pediremos dinheiro”, alertou afirmou a Comunicação da Santa Casa.

A orientação alerta para que familiares não façam transferências bancárias a partir de contato telefônico ou por mensagens. Qualquer pagamento particular deverá ser realizado apenas na tesouraria de cada hospital. Como medida de segurança, caso recebam uma ligação dessa natureza, finalizem imediatamente a chamada e entre em contato pelo Serviço de Atendimento ao Usuário ou Delegacia de Polícia a fim de registrar o ocorrido.

Ouvidoria SANTA CASA DE CATALÃO: (64) 3040-5700

Ouvidoria HOSPITAL NASR FAYAD: (64) 3411-2211

Comentários