Vítima foi enganado por golpista que se passou por funcionário de banco e teve o cartão furtado durante atendimento em caixa eletrônico
Um homem de 40 anos foi vítima de estelionato no último domingo (15) em Catalão, no sudeste de Goiás. Segundo o boletim de ocorrência registrado na Central de Flagrantes da Delegacia de Polícia Civil, a vítima, de 40 anos, estava utilizando o caixa eletrônico de uma agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar, quando seu cartão de débito ficou preso na máquina.
De acordo com o relato, enquanto tentava recuperar o cartão, um homem se aproximou, se passando por funcionário do banco, e forneceu um número de telefone para suposta assistência técnica. O golpista orientou a vítima a ligar para o número 0800, onde um atendente pediu seus dados pessoais, incluindo a senha do cartão, alegando que o problema seria resolvido.
A vítima foi orientada a deixar a agência, enquanto seguia as instruções, o cartão que permanecia preso no caixa eletrônico foi furtado. Na madrugada do dia 16 de setembro, dois saques foram realizados da conta dele, nos valores de R$ 1.000,00 e R$ 90,00, totalizando um prejuízo de R$ 1.090,00.
A vítima registrou a ocorrência na Central de Flagrantes e solicitou que os responsáveis pelo golpe sejam identificados e punidos. A Polícia Civil vai utilizar imagens de câmeras de segurança do local para tentar identificar os autores do crime.
Nota da Caixa Econômica Federal
A CAIXA informa que prestou atendimento ao cliente com os devidos esclarecimentos. O banco não divulga informações, considerando o sigilo e a proteção dos dados pessoais.
O banco monitora seus produtos e serviços e atua em conjunto com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes. Para prevenir essas ocorrências, a CAIXA realiza constantemente ações de orientação e esclarecimentos a seus clientes por meio de seus canais de atendimento, site e redes sociais.
A CAIXA utiliza os mais modernos recursos para garantir a segurança de suas transações bancárias. No entanto, em casos de tentativas de golpe, os clientes devem entrar em contato com sua agência ou ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101, fornecendo o maior número possível de dados para que as devidas providências sejam tomadas.
Ao utilizar os terminais de autoatendimento, a CAIXA orienta que o cliente mantenha o corpo próximo ao equipamento, fique atento à presença de pessoas observando a operação e redobre os cuidados ao digitar as senhas. A instituição reforça que os clientes não devem aceitar ajuda de estranhos. Caso necessitem de ajuda, devem procurar um empregado identificado com o crachá, pois os funcionários da CAIXA jamais pedem senhas.
Em casos de movimentações não reconhecidas, os clientes podem solicitar uma contestação em qualquer agência da CAIXA, portando CPF e documento de identificação. As contestações são analisadas individualmente, e, nos casos considerados procedentes, os valores são ressarcidos.
Mais informações sobre segurança estão disponíveis no site www.caixa.gov.br/seguranca. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Ouvidoria pelo número 0800 725 7474, WhatsApp 0800 104 0104, ou comparecer a uma agência da CAIXA.