“Há aumento de 60% de pessoas com sintomas de gripe em Catalão”, diz diretor da UPA

Febre acima de 39°C e quadros de vômito, diarreia e dificuldade respiratória estão entre os principais sintomas. Houve um aumento considerável, nos últimos dias, de 10 para 60% de casos em crianças.

O Hospital Municipal (Unidade de Pronto Atendimento – UPA) e particulares de Catalão confirmam o aumento de atendimento a pessoas com sintomas gripais.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Pronto Socorro Municipal de Catalão (Foto: Zap Catalão)

Por exemplo, o diretor da UPA, Rosangelo Pereira, declarou ao Zap Catalão que da última semana até o momento houve um aumento significativo de mais de 60% de pacientes com sintomas gripais, que estão procurando a unidade para atendimento médico.

Nenhum caso era suspeita de Covid-19, apenas se tratando de pacientes com sintomas respiratórios. Entre as queixas mais comuns provocadas pelo vírus da gripe estão febre alta, dor de cabeça, dores nas articulações, nariz entupido, garganta inflamada e tosse, não descartando o vírus H3N2.

“90% dos atendimentos clínicos é suspeita de Covid. Porém, desses pacientes 99% está negativo para o vírus, confirmando que realmente é um sintoma gripal, porém, àqueles que chegam com sintomas mais graves, o médico passa medicação, o paciente vai para casa seguindo as orientações de isolamento. Da semana passada para esta, aumentaram o número de crianças e adultos com sintomas gripais. Na última segunda-feira, 27, atendemos 476 pacientes, nos quais, aproximadamente, 180 com sintomas de gripe. No primeiro momento, antes de passarem pela triagem, todos são classificados com suspeita de covid. Logo, fazem o exame para comprovar ou descartar o coronavírus, quanto adulto como criança. Então, aumentou consideravelmente pessoas com sintomas gripais. Hoje na UPA, 60% estão com esses sintomas”, disse Rosangelo, diretor da UPA.

Ele ressaltou que os dados indicam que o aumento significativo tenha como explicação uma variante da gripe, o vírus H3N2. “Precisamos insistir para as pessoas se cuidarem, com todas as medidas de higiene, lavagem de mãos e, mais do que nunca, a utilização de máscaras”, concluiu.

Rosangelo Pereira, diretor da UPA Catalão (Foto Rede Social)

Comentários