Governo de Goiás altera calendário do IPVA 2024 para beneficiar contribuintes; confira

Mudanças visam facilitar o acesso ao portal do Detran-GO e oferecem novas opções de desconto e parcelamento. Confira as datas e benefícios para quitação do imposto.

Para aqueles que desejam garantir o desconto de 7% e possuem veículos com placa final 1, o prazo foi estendido até o dia 9/1 (Foto: Zap Catalão)

O Governo de Goiás alterou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2024, visando atender aos contribuintes que enfrentaram dificuldades ao acessar o portal do Detran-GO e o aplicativo Detran GO ON. Até o momento, 85.444 contribuintes já emitiram os boletos do IPVA, escolhendo a opção de pagamento em parcela única com desconto de 7%.

Para aqueles que desejam garantir o desconto de 7% e possuem veículos com placa final 1, o prazo foi estendido até o dia 9/1, possibilitando o pagamento à vista nos dias 8 e 9/1. As demais placas mantêm as datas originais, seguindo as sequências para os finais 2 (9/1), 3 (10/1), 4 (11/1), 5 (12/1), 6 (15/1), 7 (16/1), 8 (17/1), 9 (18/1) e 0 (19/1).

O calendário para quem opta pelo parcelamento, sem desconto, foi ajustado para todas as placas, começando a partir de 15/1 e indo até 26/1, conforme o final da placa. Os boletos estarão disponíveis para emissão a partir de 9/1, seguindo a sequência das placas, de acordo com o novo calendário. Isso oferece aos contribuintes um prazo mais amplo para a emissão antecipada dos boletos de pagamento.

A emissão do boleto pode ser realizada no site do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) (goias.gov.br/detran), na data programada, ou por meio do aplicativo DetranGO ON. O documento já apresenta a redução de 7% para pagamento à vista. Importante destacar que o Estado não envia boletos para a residência do contribuinte. O calendário completo, com todas as alterações, está disponível no site da Secretaria da Economia (www.economia.go.gov.br) e do Detran.

O desconto de 7% para pagamento à vista e as opções de parcelamento em até 9 ou 10 vezes foram implementadas pelo Governo de Goiás para facilitar a quitação do débito, sendo a aplicação do desconto de 7% uma novidade nesta edição.

A Secretaria da Economia esclarece que a cobrança de juros ou multa só ocorre após o vencimento da última parcela, em setembro ou outubro, conforme o final da placa.

Os contribuintes inscritos no Programa Nota Fiscal Goiana têm a oportunidade de receber descontos adicionais de 5% a 10%, automaticamente inseridos no boleto do IPVA. O benefício foi concedido aos cadastrados no programa que informaram o CPF na nota fiscal entre dezembro de 2022 e novembro de 2023. Os descontos para esses contribuintes, que também optarem pelo pagamento à vista, são cumulativos.

Comentários