Golpe do IPVA: Detran alerta sobre descontos falsos e pagamentos por PIX

Donos de veículos são contatados pelo Whatsapp, por e-mail ou redirecionados a páginas falsas. Detran destaca que não oferece descontos no licenciamento e nem aceita Pix como forma de pagamento

(Foto: Divulgação)

São crescentes as queixas de cidadãos que caíram no golpe do pagamento do IPVA e Licenciamento Anual com desconto. Só nesta terça-feira, mais de quatro relatos de vítimas chegaram ao Departamento Estadual de Trânsito. A autarquia destaca ainda que não oferece descontos no licenciamento e nem aceita Pix como forma de pagamento e orienta o contribuinte a buscar apenas o site oficial (DETRAN).

‌No início do mês, o Detran-GO já havia divulgado na imprensa e nos canais de comunicação oficiais materiais alertando a população para os cuidados necessários na hora de pagar o licenciamento e o IPVA.

‌Conforme relatos feitos na Ouvidoria da autarquia, os proprietários de veículos são contatados pelo Whatsapp, por e-mail ou redirecionados a páginas falsas após pesquisar em ferramentas virtuais. Como atrativos, os criminosos oferecem descontos de até 40% para pagamentos feitos por Pix. Algumas vítimas relataram ter enviado mais de R$ 3 mil para contas de terceiros.

‌O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, esclarece que os cidadãos devem ficar atentos para evitar se tornarem vítimas. “O dinheiro que vai para o bandido não volta mais”, alerta. Por isso, o recomendado é sempre buscar os canais oficiais para emitir boletos. Em alguns casos específicos quando se trata de negociação com empresas credenciadas, os débitos podem ser parcelados no cartão de crédito.

Como se proteger

  • Nunca faça utilize clique em sites patrocinados – órgãos públicos geralmente não impulsionam sites;
  • Pesquise e digite o endereço da página desejada. No caso do Detran é Homepage – DETRAN
  • Desconfie de descontos inusitados;
  • Não pague IPVA ou licenciamento via Pix.‌

Denuncie

Os condutores e proprietários de veículos que foram vítimas desse tipo de crime devem realizar boletim de ocorrência na Polícia Civil e também podem registrar denúncia na Ouvidoria do órgão, em formato on-line, pelo link Portal Expresso. Para auxiliar o cidadão goiano, o Detran-GO tem emitido alertas frequentes sobre essa modalidade de golpe.

A Diretoria de Tecnologia da Informação também tem operado nos bastidores no sentido de realizar o monitoramento os sites e perfis falsos. Eles são denunciados e derrubados diariamente. Também já preparou a migração dos acessos para o sistema GOV.BR, que verifica conta do usuário antes de permitir o acesso ao sistema do Detran-GO.

Comentários