Goiás tem três homens e quatro mulheres com suspeita de coronavírus, diz Ministério da Saúde

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, todos os pacientes tiveram materiais coletados e aguardam resultado do exame. Outros sete casos já foram descartados e oito excluídos por não atenderem os parâmetros estabelecidos.

Laboratório Lacen é responsável por analisar as amostras coletadas de pacientes com suspeita de coronavírus, em Goiás. (Foto: Divulgação/ SES)

Goiás registra nesta terça-feira (3) sete casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, sendo três homens e quatro mulheres. A Secretaria Estadual de Saúde informou que seis pacientes possuem residência em Goiânia e um em outro país. Todos já tiveram material coletado para exames.

A pasta diz que outros sete casos já foram descartados no estado e oito foram excluídos por não atenderem os critérios de definição de caso suspeito estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Um dos casos suspeitos foi confirmado pelo secretário municipal de Saúde de Jataí, Luiz Carlos Bandeira. O paciente é um homem de 20 anos, que está isolado em um quarto do Hospital das Clínicas na cidade.

“Ele está bem de saúde, mas devido a suspeita, está internado no Hospital das Clínicas e está sendo observado”, diz Bandeira.

A Secretaria estadual, no entanto, analisa o caso de Jataí e não o considera como suspeito. Dos sete suspeitos, um reside no exterior, mas como está em Goiânia, entrou para a estatística do estado.

Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

Casos só são considerados oficialmente suspeitos depois de o Ministério da Saúde, cumprindo o protocolo, incluir os referidos casos na lista de suspeitos divulgada pelo órgão. No Brasil, houve a confirmação de um paciente com a doença em São Paulo.

Nota da SES-GO

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que não há nenhum caso confirmado do novo coronavírus no Estado. Conforme divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), há sete casos suspeitos do novo coronavírus em investigação em Goiás, sendo três homens e quatro mulheres. Destes sete casos suspeitos, seis possuem residência em Goiânia e um em outro país. Todos já tiveram material coletado para exames.

A SES-GO informa que outros sete casos já foram descartados no Estado e oito foram excluídos por não atenderem os critérios de definição de caso suspeito para coronavírus estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria monitora sistematicamente suspeitas de novos casos, seguindo rigorosamente as orientações do MS para a identificação de novos registros.

Com informações do G1

Comentários