Goiás recebe 194.750 doses e começa vacinar 59 anos

Conforme pactuado, 70% dos imunizantes que chegaram nesta quarta-feira (02/06) serão destinados à população geral, seguindo ordem decrescente de idade. Restante dará continuidade à vacinação dos grupos prioritários. Com nova remessa, Estado ultrapassa marca de 3 milhões de vacinas recebidas

Novo lote, composto por doses da AstraZeneca, foi recebido na Central Estadual de Rede de Frio e começa a ser distribuído para Regionais de Saúde ainda nesta quarta-feira (Foto: Cristiano Borges)

O Governo de Goiás recebeu, nesta quarta-feira (02/06), um lote com 194.750 vacinas contra a Covid-19. A remessa, a 27ª encaminhada pelo Ministério da Saúde ao Estado, conta, em sua integridade, com imunizantes da AstraZeneca, produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com o pacto firmado em reuniões com gestores municipais, estaduais e federais, 70% das doses recém-chegadas atenderão a população geral, seguindo em ordem decrescente de idade. O restante, 30%, será destinado a dar seguimento à vacinação dos grupos prioritários, como o das pessoas quem tem comorbidades, por exemplo.

“Essa remessa é totalmente direcionada para a aplicação da primeira dose dos grupos prioritários que estão sendo vacinados neste momento, mas também iremos iniciar a vacinação da população geral, iniciando a faixa etária de 59 anos”, afirma Clarice Carvalho, gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Segundo ela, conforme a disponibilidade de doses, os municípios poderão avançar na vacinação geral.

Após a chegada no Aeroporto de Goiânia, as caixas com os frascos contendo os imunizantes seguiram para a Central Estadual de Rede de Frio da SES-GO. Após serem conferidas, as doses serão distribuídas para todas as 18 Regionais da Saúde de Goiás, de onde seguirão para os 246 municípios goianos para que as prefeituras prossigam com a vacinação. A expectativa é de que a entrega comece durante a tarde desta quarta-feira. “Serão atendidos todos os municípios do Estado”, garante Clarice Carvalho.

Com a nova remessa, Goiás ultrapassa a marca de 3 milhões de doses recebidas desde o início da campanha de imunização, em janeiro deste ano. Do número total, 3.055.920, foram utilizadas para primeira dose 1.441.942 vacinas. Completaram o ciclo de proteção, com a segunda aplicação, 648.827 pessoas no Estado.

Estes dados reúnem informações dos sistemas oficiais da SES-GO, mas também dos municípios, responsáveis pela aplicação dos imunizantes em suas áreas e pela atualização das informações no módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI Covid-19), conforme estabelecido pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), para melhorar a gestão da pandemia.

Dos três tipos de vacinas com uso autorizado no Brasil, o Estado de Goiás já recebeu 1.608.450 da AstraZeneca, 1.351.530 da CoronaVac e 95.940 da Pfizer.

Há expectativa de chegada de uma nova remessa de vacinas para a população ainda nesta semana. Previsão é que o Ministério da Saúde envie 21.060 doses de imunizantes da Pfizer na madrugada do próximo sábado (05/06).

Gestão e cuidados
Apesar do avanço da vacinação, o Governo de Goiás reforça junto à população a necessidade de manutenção dos cuidados básicos contra a Covid-19, como o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos, para conter a elevação na taxa de ocupação de leitos de enfermaria e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Estado.

Já foram confirmados, até o último boletim divulgado pela SES-GO, em 1° de junho, às 15h, 612.597 casos do novo coronavírus em Goiás. Desses, 17.167 resultaram em morte, uma taxa de letalidade de 2,81%.

Comentários