Goiás identifica dois casos de variante inglesa do coronavírus

Saúde confirmou ainda um caso de variante de Manaus. Superintendente diz que identificação era previsível

(Foto: Reprodução)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou a identificação de dois casos da variante inglesa do coronavírus (Sar-CoV-2). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (22). Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, os casos estão no Entorno do Distrito Federal. Estudos conduzidos para analisar a cepa sinalizam que ela pode ser mais contagiosa.

Estudos conduzidos para analisar a cepa sinalizam que ela pode ser mais contagiosa. Segundo a SES, os dois casos tiveram contato com um parente que mora na Inglaterra no final do ano passado.  Após sentirem os sintomas, eles realizaram o exame RT-PCR. Com o teste positivo, uma amostra foi encaminhada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, constatando a infecção pela variante.

Mais cedo, o superintendente de Atenção à Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues, também confirmou um caso da cepa de Manaus, a identificação foi feita em um paciente do município de Ceres. “Era algo previsível, porque a movimentação das pessoas continua acontecendo”, diz Sandro.

Além das duas variantes, uma terceira, identificada no Rio de Janeiro, já havia sido encontrada em Goiás. Um caso da cepa chamada de P2 foi confirmado na terça-feira (09) pela SES.

A superintendente Flúvia Amorim conta que os municípios já estão informados. Agora eles devem realizar buscas ativas das pessoas que entraram em contato com os infectados pela cepa. As pessoas que forem identificadas devem passar por testes e sequenciamento para verificar se também foram acometidas pelas variantes, informou Flúvia.

Em balanço ao POPULAR no início desta semana, a SES informou que o Estado possui amostras do exame RT-PCR de 27 pessoas em análise de sequenciamento genético no laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo. Os casos são de suspeitas de reinfecção  pelo vírus  e detecção de infecção causada por novas variantes da doença.

*Com informações de O Popular

Comentários