Goiandira e mais onze municípios tem recursos suspensos por descumprir a Lei de Acesso à Informação em 2015

Suspensão de transferências voluntárias é punição por não cumprir transparência imposta pela Lei de Acesso à Informação (LAI); Em 2015, o Ministério Público Federal (MPF) detectou irregularidades nos portais de transparências dos municípios

(Foto: Reprodução)

Doze municípios estão impedidos de receber transferências voluntárias da União — dinheiro de emendas parlamentares, por exemplo, ou outros investimentos em obras — devido ao descumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Em 2015, o Ministério Público Federal (MPF) detectou irregularidades nos portais de transparência de mais de 2.000 municípios e moveu ações contra eles.

Em diversos casos, essas ações levaram à suspensão de recursos. O Ministério da Fazenda informou ao colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, que cabe ao Ministério da Gestão, recém-criado por Lula, auxiliar as prefeituras a cumprirem as regras de transparência.

Os 12 municípios com a transferência de recursos suspensa são Antonina (PR), Fronteiras (PI), Senhora do Porto (MG), Itapecuru Mirim (MA), Godofredo Viana (MA), Goiandira (GO), Craíbas (AL), Igaci (AL), General Maynard (SE), Santa Rosa de Lima (SE), Itapiranga (AM) e Duas Estradas (PB), segundo o Ministério da Fazenda.

*Com informações do Metrópoles

Comentários