GOIANÃO 2023: Definidas as 12 equipes que vão disputar o Campeonato Goiano

Os 12 times já foram definidos, na última rodada da divisão de acesso do Goianão 2022

(Foto: Reprodução / FGF)

A rodada final da Divisão de Acesso do Campeonato Goiano, disputada na tarde do último sábado (29), foi decisiva para definir os clubes que subiriam e que faria parte da divisão principal do Goianão, e também para completar as 12 equipes que vão disputar o Campeonato Goiano 2023, as partidas foram disputadas no mesmo horário, a partir das 15h30. Os jogos definiram quem jogará a elite em 2023, que será o Inhumas e o Goiânia, e os dois rebaixados à 3ª Divisão 2023, o Itumbiara e o Cerrado.

As 12 equipes que vão em busca do título do Goianão 2023 estão definidas. O campeão e vice-campeão, respectivamente, da Divisão de Acesso, Inhumas e Goiânia se juntam a Anápolis, Aparecidense, Atlético, Crac, Goianésia, Goiás, Grêmio Anápolis, Iporá, Morrinhos e Vila Nova.

(Foto: Reprodução / FGF)

CONHEÇA AS EQUIPES

ANÁPOLIS:

(Foto: Reprodução)

O Anápolis Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de Anápolis, do estado de Goiás. O Anápolis foi fundado no dia 1 de maio de 1946, por um grupo de carroceiros. Inicialmente, adotou o nome de Operário Futebol Clube. A ideia era de criação de um time do “povão”, para competir com outro já existente, o Anapolina, que era considerado time de “elite”.

APARECIDENSE:

(Foto: Reprodução)

Associação Atlética Aparecidense é um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Aparecida de Goiânia, no estado de Goiás.

Apesar de ter sido fundado em 22 de outubro de 1985, o time azul e branco se profissionaliza apenas em 1992, disputando a Segunda Divisão Goiana. Em 1995, conquista o Vice-Campeonato Goiano da Segunda Divisão, vencido pelo Bom Jesus, conquistando assim a vaga na Primeira Divisão.

ATLÉTICO-GO:

(Foto: Reprodução)

No dia 02 de abril de 1937, os jovens idealistas Edison Hermano, Nicanor Gordo, Afonso Gordo, Alberto Gordo, Armando, Benjamim Roriz, Ondomar Sarti, João de Brito Guimarães, João Batista Gonçalves, se reuniram no Bairro de Campinas no salão do sobrado do Hotel Pouso Alto, na Avenida 24 de outubro, em frente a Praça Joaquim Lúcio, e decididos fundaram o que é hoje o clube mais antigo de Goiânia, o Atlético Clube Goianiense. As cores do clube foram uma homenagem a Flamengo e São Paulo, clubes que nutriam a torcida de parte dos fundadores do Atlético.

Atlético Clube Goianiense, conhecido apenas como Atlético Goianiense e cujo acrônimo é ACG, é uma agremiação esportiva brasileira da cidade de Goiânia, no estado de Goiás, fundada em 2 de abril de 1937.

O clube tem raízes no bairro goianiense de Campinas, tendo um Dragão como mascote.

Seu uniforme é constituído por camisa com listras horizontais em vermelho e preto, calções brancos ou pretos e meias listradas na mesma cor da camisa.

CRAC:

(Foto: Reprodução)

Clube Recreativo e Atlético Catalano (CRAC) é um clube brasileiro de futebol da cidade de Catalão, no estado de Goiás. Suas cores são o azul-claro (ciano) e o branco. Seu mascote é o leão. É a única equipe do interior do Estado de Goiás a ganhar mais de uma vez o título estadual da divisão principal (1967 e 2004), e também o que mais participou da decisão (4 vezes), sendo vice-campeão em 1969 e 1997.

O CRAC é o clube de futebol mais antigo do Estado de Goiás em atividade, tendo sido fundado no dia 13 de julho de 1931, disputando inicialmente somente torneios locais. Conquistou a Segunda Divisão goiana em quatro oportunidades e a Primeira Divisão em duas oportunidades. É também uma das equipes que mais vezes disputou a Segundona estadual: 14 vezes, ficando atrás somente do Goianésia, que participou em 19 ocasiões, e do Monte Cristo, que disputou o torneio 15 vezes.

GOIANÉSIA:

(Foto: Reprodução)

Goianésia Esporte Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de Goianésia, no interior do estado de Goiás, fundado na década de 50. Manda seus jogos no Estádio Valdeir José de Oliveira. O clube participou no Campeonato Goiano, chega a semifinal três vezes e na final do estadual onde perdeu apenas nos pênaltis para o Atlético GO,e disputando Brasileirão série D e Copa do Brasil. Mas o seu auge do conhecimento foi quando Wendell Lira ganhou o prêmio Puskas, ele jogava pelo Goianésia e o gol passou no mundo inteiro, levando a marca do Goianésia.

GOIÂNIA:

(Foto: Reprodução)

O atual vice campeão da divisão de acesso de 2022, o Goiânia Esporte Clube – Goiânia E.C – foi fundado oficialmente em 05 de julho de 1938. É um dos times mais tradicionais e importantes do estado de Goiás. Seu mascote é o Galo Carijó mais conhecido como Galo.

Tudo começou em abril de 1936, quando o fluxo de funcionários públicos aumentou na nova capital. Eles não tinham nenhum esporte para praticar ao fim do expediente e nos finais de semana, fundaram então o embrião do Goiânia, o União Americana, em 28 de abril. Não durou três meses, pois a sede ficava em Campinas e a distância para Goiânia acabou desanimando os jogadores. No dia 12 de julho de 1936, ocorreu a primeira partida de futebol entre clubes devidamente formados na nova capital. Um dos espectadores foi o arquiteto José Neddermeyer. Em 30 de julho de 1936, ele e outros aficionados pelo futebol e pela cidade, decidiram pela fundação de um time de futebol de verdade, o Goiânia. As cores escolhidas para o uniforme foram o preto e branco, seu primeiro uniforme foi bastante inusitado: camisas pretas, golas brancas, trazendo como escudo o mapa de Goiás.

GOIÁS: 

(Foto: Reprodução)

Goiás Esporte Clube é uma agremiação esportiva brasileira, sediada na cidade de Goiânia, no estado de Goiás.

Tem como cores o verde e o branco (alviverde) e atualmente manda seus jogos no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), jogando também nos estádios Serra Dourada e Olímpico nas partidas com maior demanda de público.

Fundado em 6 de abril de 1943, o Goiás disputou o Campeonato Brasileiro pela primeira vez em 1967 (durante a nona edição da então Taça Brasil). É o único clube goiano a ter participado da Copa Libertadores da América e a ter chegado a uma final de Copa Sul-Americana e de Copa do Brasil. Além disso, é o maior campeão do Campeonato Goiano, com 28 títulos, sendo um pentacampeonato entre 1996 a 2000. Desde o ano de 2000 foram 11 conquistas de campeão estadual, 3 de campeão regional e 1 de campeão nacional.

GRÊMIO ANÁPOLIS:

(Foto: Reprodução)

Grêmio Esportivo Anápolis é um clube brasileiro de futebol da cidade de Anápolis, no Estado de Goiás.

Disputa atualmente a Primeira Divisão do Campeonato Goiano. Foi fundado em 1999, na cidade de Inhumas, e chamava-se Grêmio Esportivo Inhumense. No ano de 2005, mudou-se para Anápolis. Consequentemente, o nome do clube também foi alterado. Seus principais rivais são Anapolina e Anápolis, ambos da mesma cidade.

Em 2005, ainda como Grêmio Inhumense, participou do Campeonato Brasileiro da Série C, mas foi eliminado na primeira fase da competição.

INHUMAS:

(Foto: Reprodução)

Inhumas Esporte Clube é um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Inhumas, no estado de Goiás.

O time é o atual campeão do Campeonato Goiano Divisão de Acesso de 2022, e após o título conseguiu seu acesso para a divisão principal do ano de 2023.

IPORÁ:

(Foto: Reprodução)

Iporá Esporte Clube é uma agremiação esportiva brasileira com sede em Iporá, no estado de Goiás, fundada em 01 de Janeiro de 2000. O Lobo Guará como é chamado pela sua torcida, manda seus jogos no Estádio Francisco José Ferreira.

MORRINHOS:

(Foto: Reprodução)

Morrinhos Futebol Clube, comumente conhecido como Morrinhos, é um clube de futebol brasileiro com sede em Morrinhos, em Goiás.

O clube foi fundado em 20 de abril de 1982.

Em 2008, o clube disputou a Segunda Divisão do Campeonato Goiano de Futebol.

Em 2009, foi campeão da Segunda Divisão do Campeonato Goiano de Futebol.

VILA NOVA:

(Foto: Reprodução)

Vila Nova Futebol Clube é um clube multiesportivo brasileiro sediado na cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás, na Região Centro-Oeste do Brasil.

Fundado em 29 de julho de 1943, com quinze títulos de campeão goiano em seu cartel e mais três da Copa Goiás em seu estado, três vezes vice-campeão da Copa Centro-Oeste, historicamente a maior competição regional, o Vila Nova conquistou também três títulos da Série C do Campeonato Brasileiro, em 1996, 2015 e 2020, o segundo perante mais de 40.000 torcedores, sendo as conquistas de 2015 e 2020 as suas maiores no Século XXI, na última tornando-se isoladamente o clube que por mais vezes sagrou-se campeão brasileiro da Série C.

O GOIANÃO

A data de início da competição ainda não foi definida, mais deve ter seu início no final de janeiro.

O portal de notícias Zap catalão, irá fazer uma cobertura completa do Campeonato Goiano 2023, como foi no ano de 2022, com nosso jornalista esportivo, Matheus Almeida.

(Foto: Arquivo Pessoal / Matheus Almeida)

Comentários