Gato-mourisco, animal ameaçado de extinção, é capturado ferido em Três Ranchos

O felino foi encontrado na zona rural de Três Ranchos, após ser atacado por cães.

Gato-mourisco ferido, após ser atacado por cães, é capturado (Foto: Divulgação/CBMGO)

Um filhote de gato-mourisco foi capturado por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Goiás na tarde deste domingo, 30, na zona rural do município de Três Ranchos. O felino estava ferido e foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Catalão.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada por volta das 14h15 para captura de animal silvestre, na fazenda Lagoa. No local, os militares constataram que o animal estava ferido. Testemunhas informaram a guarnição que os cães estavam furiosos e quando foram verificar o felino estava acuado. No local um filhote já estava morto e o outro ferido, foi quando acionaram o 10° Batalhão de Bombeiros Militar para realizar a captura.

(Foto: Divulgação/CBMGO)

De acordo com o médico veterinário e coordenador do CETAS de Catalão, Diogo Baldin, o felino tem nome científico Herpailurus yagouaroundi, é conhecido popularmente por “gato-mourisco”, tem aproximadamente 2 meses de idade e, os ferimentos não foram graves, porém, amanhã (31/05) passará por exames laboratoriais e radiológicos.

O animal está na lista oficial do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) como uma das espécies ameaçadas de extinção da fauna brasileira.

(Foto: Divulgação/CBMGO)

Comentários