Fóssil de dinossauro é encontrado em escavação de obra na BR-050 em MG

Osso de cerca de 20 centímetros foi retirado de paredão às margens da BR-050. Material foi levado para o Museu dos Dinossauros.

Fóssil de dinossauro foi encontrado na BR-050 em Uberaba — (Foto: Paulo Macedo / Eco 050)

Um fóssil de dinossauro foi encontrado em uma escavação às margens da BR-050, em Uberaba, na tarde desta quinta-feira (9). O fragmento de cerca de 20 centímetros é mais um achado feito na cidade, que é conhecida como “Terra dos Dinossauros” pela importância geológica.

O osso foi encontrado pela equipe liderada pelo paleontólogo Paulo Macedo, contratado pela concessionária Eco050 para monitorar a descoberta de fósseis nas escavações.

“Temos o costume de fazer reparos nos taludes na via. Desta vez, estávamos no km 168. Dentro da cidade, perto do Rio Uberaba. Em uma escavação em que estava fazendo a limpeza, o fóssil se soltou da rocha. Pode ser que a gente encontre muito mais”, revelou.

Ainda não se sabe a qual espécie o fóssil pertenceu, mas, segundo Paulo Macedo, existe a suspeita de que pode ser uma parte do Uberabatitan, a maior espécie de dinossauro brasileira.

O fóssil foi encaminhado para o Museu do Dinossauro no distrito rural de Peirópolis, onde será estudado para confirmar a origem.

Terra dos Dinossauros 

Uberaba tem histórico de descobertas de fósseis. Em fevereiro de 2023, por exemplo, mais de 300 fragmentos foram encontrados em meio às obras de um condomínio – com o achado, a construção precisou ser paralisada.

Em meio aos fósseis, estava um osso de uma espécie de lagarto que viveu há mais de 80 milhões de anos. Com a descoberta, a obra ficou conhecida como “Condomínio dos Dinossauros”.

Com o intenso trabalho dos paleontólogos na região, Uberaba busca o título de “Geoparque Mundial” junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A proposta já foi aprovada e passa por estudos finais para ser confirmada oficialmente pelo órgão.

Com informações G1 Triângulo e Alto Paranaíba.

Comentários