Filme de Irmã Yolanda é reflexão sobre fé, amor e caridade

Considerada santa, religiosa de Catalão tem sua trajetória contada com base no trabalho como educadora e catequista. Com direção de Návio Leão, lançamento de “Alegria e Esperança” é neste sábado (26/3)   

(Imagem: Divulgação)

“⁠A paz que você procura, está no silêncio que você não faz.” Mais de uma geração de Catalão ouviu essa frase com uma voz doce e cheia de paz. A mensagem era de Irmã Yolanda em seu programa “Alegria e Esperança”, na Rádio Cultura, nome que dá título ao filme que será lançado neste sábado (26/3), no anfiteatro do Colégio Mãe de Deus, em Catalão, a partir das 19 horas. A entrada é franca.

“Alegria e Esperança” é produzido pelo publicitário Návio Leão e teve inspiração na trajetória de fé, amor e caridade da religiosa que dedicou a maior parte de sua vida na catequização de crianças e no cuidado às pessoas vulneráveis. Com base nesses princípios, Irmã Yolanda fundou ainda uma das instituições religiosas mais importantes em Goiás e que completa seis décadas: Irmãs Catequistas de Nossa Senhora da Visitação.

A cinebiografia de Irmã Yolanda traz relatos de familiares, religiosos e amigos sobre o trabalho como professora e evangelizadora em mais de seis décadas. “Ela é um exemplo de dedicação e amor ao próximo”, ressalta Astério Safatle, neto de Irmã Yolanda. “Tinha uma espiritualidade profunda. Visão da igreja e do mundo”, conta Padre Lino sobre a religiosa, que morreu em 1995 aos 80 anos.

A história de Irmã Yolanda no filme “Alegria e Esperança” não fala só de fé em Deus e catequização. Há também momentos emblemáticos na narrativa de uma chefe de família humildade, que ficou viúva muito jovem e com uma filha para cuidar. Décadas depois, ela chorava também a morte precoce dessa única filha.

O diretor  do filme, Návio Leão, percebeu durante a gravação dos depoimentos com personagens que conviveram de perto com Irmã Yolanda que havia uma semelhança nas narrativas: Irmã Yolanda é uma santa. “Uma grande parte das pessoas imagina a santidade de uma pessoa muito distante. Alguém que viveu na idade antiga, recluso e só rezando. Pelos relatos, o pedido para canonização de Irmã Yolanda vem pelo reconhecimento de um trabalho incansável para evangelizar e para o bem-estar das pessoas”, destaca Návio.

“Seria uma alegria se o grupo puder promover a canonização da Irmã Yolanda”, pede Dom Gilberto Lopes, arcebispo emérito da Arquidiocese de Campinas (SP), que acompanhou as atividades apostólicas da religiosa catalana por vários anos. “Pode procurar por aí que deve ter um milagre (de Irmã Yolanda)”, enfatiza Haley Margon Vaz, ex-prefeito de Catalão.

O filme “Alegria e Esperança” tem patrocínio da Rádio Cultura FM, Júnior Moreira Contabilidade e Colégio Objetivo Catalão. A realização é do Instituto das Irmãs Catequistas de Nossa Senhora da Visitação. Produção é da TV Sudeste Goiás.

Serviço
Lançamento de filme
Filme: Alegria e Esperança
Diretor : Návio Leão
Data: 26/3/2022
Local: Anfiteatro do Colégio Mãe de Deus (Av. 20 de Agosto, Centro)
Horário: 19 horas
Ingresso: Entrada franca
Ifonrmações : 9 9919 2833

Comentários