Expo Catalão 2023: Tradicional Torneio Leiteiro premiará a campeã da produção leiteira

De 27 a 30 de julho, evento destaca a competição entre animais na busca pelo título de maior produtora de leite, agitando o Parque de Exposições Valdivino Duarte

Diretor da ACAPLE, Marcos Moreira Félix (Foto: Zap Catalão)

A cidade de Catalão, localizada no sudeste do estado de Goiás, se prepara para receber mais uma edição da tão aguardada Expo Catalão, que acontecerá no Parque de Exposições Valdivino Duarte, de 21 a 28 de julho. E mais uma vez, o tradicional torneio leiteiro, fará parte da programação da Expo Catalão. Os animais começam a chegar no parque de exposições a partir do dia 21.

Promovido pela Associação Catalana dos Produtores de Leite (ACAPLE) em parceria com empresas do segmento, o Torneio Leiteiro é uma das atrações mais esperadas da Expo Catalão. O concurso visa valorizar a atividade leiteira local, além de demonstrar o potencial genético dos animais da região.

As atividades do torneio começarão com a primeira ordenha, marcada para a tarde de quinta-feira, dia 27 de julho, a partir das 14h00. A competição será intensa e se estenderá até o domingo, dia 30 de julho, no mesmo horário. Durante o evento, serão realizadas 10 ordenhas, e ao término da competição, haverá o descarte da ordenha de maior pesagem.

Ainda mantendo o suspense, a organização do Torneio Leiteiro não divulgou os detalhes da premiação para os primeiros colocados. No entanto, a expectativa é de que a premiação seja atrativa e reconheça o esforço dos produtores participantes.

Em entrevista exclusiva ao Zap Catalão, o diretor da ACAPLE, Marcos Moreira Félix, compartilhou sua visão sobre o evento e ressaltou a importância do Torneio Leiteiro para a região:

“O objetivo do torneio é mostrar o desenvolvimento da pecuária leiteira local e evidenciar o potencial genético dos nossos animais dentro da atividade leiteira. Também queremos demonstrar aos produtores que é possível obter um grande volume de leite por animal, desde que haja um manejo adequado e uma alimentação de qualidade”, explicou o diretor.

Com a expectativa de participação de aproximadamente 11 produtores da região, o torneio contará com a presença de cerca de 20 animais, entre vacas e novilhas, que serão avaliados na modalidade de peso.

Comentários