Estudantes ocupam bloco administrativo da UFG em Catalão e reivindicam Casa do Estudante Universitário

Estudantes da Universidade de Goiás (UFG) ocuparam o bloco administrativo, no campus de Catalão, na manhã desta segunda-feira (20) para protestar contra descaso da direção e reitoria com a política de permanência, o Movimento Estudantil OCUPA novamente por tempo indeterminado, segundo Nota emitida.

Blog Zap Catalão tentou contato com a direção da UFG-Catalão, mas não recebemos o retorno até a publicação desta reportagem.

Acompanhe a entrevista abaixo com um dos representantes do movimento.

https://www.facebook.com/zapcatalao/videos/2000227933600216/

Confira abaixo a Nota de Manifesto emitida pelo Movimento Estudantil.

MANIFESTO – OCUPA DIREÇÃO

POR QUE OCUPAMOS?

Desde o ano de 2015 o Movimento Estudantil da Regional Catalão se reorganizou entorno da luta reivindicatória da conquista dos direitos, e voltou a pautar a bandeira histórica da construção da Casa do Estudante Universitário (CEU), reivindicada pelo menos há 30 anos.

Através da greve estudantil de 2015 avançamos na discussão dessa pauta. Em 2016, com a ocupação do bloco administrativo, conquistamos o lote para construção da CEU e a definição de prioridade para construção da obra. Ainda em 2016, com a greve estudantil e ocupação dos blocos didáticos, a partir da luta social ficou acordado entre o movimento estudantil, direção da RC e Reitoria, que o processo de licitação da CEU seria iniciado a partir do mês de agosto de 2017.

Há três meses, via reuniões com a direção e Conselho Gestor, o movimento vem buscando respostas sobre o atraso da fase de licitação da obra. A construção deste aparelho social representa uma importante conquista para a ampliação da democratização da universidade, frente a atual conjuntura política de desmonte dos bens públicos e retirada de direitos.

Diante desse descaso da direção e reitoria com a política de permanência, o Movimento Estudantil OCUPA novamente o bloco administrativo, por tempo indeterminado, como forma de protesto e de resignificar a vida política desta regional. Vamos MORAR e VIVER aqui até que as nossas reivindicações sejam atendidas!

Contra o descaso, o imobilismo e a falta de vontade política, A LUTA SOCIAL PRA TRANSFORMAR A VIDA!

PAUTAS:
Abertura da fase de licitação ainda em 2017 conforme o acordo conquistado na LUTA.

Resposta do processo 23070.013882/2017-00 que solicita informação detalhada sobre o recurso do PNAES (recursos da política de permanência estudantil) desde 2007.

Pedimos a solidariedade com nossa luta e convocamos todos e todas os/as estudantes e comunidade acadêmica para construir este movimento!

Comentários