Estudantes e Professoras do Instituto de Geografia/UFCAT fazem Trabalho de Campo na cidade turística de Três Ranchos

(Foto: Divulgação)

Após 2 anos de ensino remoto, os cursos do Instituto de Geografia (Licenciatura e Bacharelado e Pós-graduação/Mestrado em Geografia), da Universidade Federal de Catalão (IGEO/UFCAT) retomam a realização de trabalhos de campo acadêmicos presenciais. Segundo a Diretora do Instituto de Geografia, Profa. Dra. Patricia Francisca de Matos “o trabalho de campo é um importante instrumento didático e metodológico para a formação do Professor de Geografia e do Geógrafo, haja vista que por meio das atividades em campo, fora do espaço de sala de aula, os graduandos e pós-graduandos conseguem fazer uma associação da teoria (trabalhada em sala de aula) com a prática, por meio do que se vê e se observa na paisagem permitindo assim análises e reflexões sobre a realidade espacial e o cotidiano.”

Somente, neste primeiro semestre/2022, os cursos do IGEO/UFCAT realizaram 6 trabalhos de campo, os/as alunos/as e professores/as visitaram municípios de  Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás, cada um com uma proposta didático-pedagógica.

No último sábado, dia 27/09, duas turmas de graduação em Geografia, com cerca de 30 alunos das disciplinas de Geografia do Turismo e Dinâmica e Percepção da Paisagem visitaram a cidade turística de Três Ranchos. Especialmente, nesta atividade contaram com o apoio e parceria da Secretária Municipal de Meio Ambiente Clicia Lilian dos Santos Feitosa e também do Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio – Agnaldo de Oliveira Miguel, que acompanhou o grupo nos locais visitados.

O grupo de alunos e professores visitaram a Estação Ferroviária, onde conheceram a contribuição da ferrovia na formação do território do município, e também sobre o surgimento do Lago Azul e desenvolvimento do turismo local. Visitaram a fábrica de Doces Três Ranchos e ficaram sabendo que a empresa usa matéria-prima local e vende mais de 15 mil toneladas/mensais de doces para vários estados do Brasil, com destaque para Minas Gerais e Distrito Federal.

Ao visitarem o principal mirante de Três Ranchos – o Cristo -, que está dentro da área da APA Joaquim Inácio Carneiro, fizeram parte de umas trilhas existente nesta, e observaram o quão é importante a preservação do Cerrado, pois no trajeto constataram a riqueza da biodiversidade deste bioma, bem como apreciaram uma paisagem privilegiada do Lago Azul e da expansão urbana ao longo da orla, induzida pelo turismo.

O grupo esteve na Prainha e outros pontos turísticos de Três Ranchos.

As professoras Dra. Magda Valéria da Silva e Dra. Ana Paula Novais Pires Koga, que acompanharam os/as alunos/as e organizaram este trabalho de campo, informaram à equipe do Portal Zap Catalão, que o trabalho de campo é importante atividade acadêmica obrigatória, e que a Universidade custeia o ônibus, mas as despesas individuais com alimentação e hospedagem são dos estudantes, e dada a condição social do país, muitos não conseguem fazer essa atividade. Ambas, ressaltaram que no trabalho de campo em Três Ranchos, foi diferente, pois tiveram o apoio e parceria da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Turismo, que além de acompanhá-los no trajeto programado, ofertaram um delicioso almoço a todos.

A Diretora do IGEO/UFCAT Profa. Dra. Patricia, frisou que “esse tipo de parceria incentiva os/as alunos/as a superar as dificuldades financeiras e pedagógicas, além de aproximar a Universidade da sociedade dos municípios da região e com possibilidades de expandir as parcerias para outras atividades conjuntas, como realização de eventos, de ações de extensão e de pesquisas”.

Comentários