ESTUDANTES DA UFG REGIONAL CATALÃO VISITAM NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ORIZONA

Atividade curricular do curso de licenciatura em Educação do Campo foi realizada em Orizona, Goiás

Participantes da visita ao Núcleo de Educação do Campo, no município de Orizona, Goiás

Um grupo de estudantes e professores da Unidade Acadêmica Especial de Educação (UAEE) da Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) participaram nesta terça-feira (27) de uma atividade no Núcleo de Educação do Campo João Gonçalves Ribeiro (NUCLEC), na cidade de Orizona, situada a 150 quilômetros de Catalão. A visita ao Núcleo integra as atividades do chamado Tempo Comunidade do curso de Licenciatura em Educação do Campo e foi coordenada pelas professoras Fátima Pacheco de Santana Inácio e Maria Zenaide Alves. O relatório completo da atividade será socializado com a comunidade acadêmica, na última semana do semestre, quando ocorre o Seminário de Integração, uma atividade promovida pelo curso e aberta a toda a comunidade.

O Núcleo de Educação é uma escola que reúne, em uma mesma instituição, cinco polos localizados em diferentes povoados do município de Orizona. A instituição foi fundada a 11 anos pelo professor João Batista de Castro Neto, que na época era secretário municipal de educação, com o objetivo de oferecer aos moradores da zona rural o acesso ao ensino médio. Segundo o professor, a principal motivação foi a preocupação com as condições adversas de muitos jovens, que precisavam, em alguns casos, permanecer até seis horas na estrada, o que acabava desmotivando os estudantes e suas famílias. Além disso, Orizona tem uma característica peculiar de possuir quase metade dos seus 15 mil habitantes vivendo na zona rural.

A Licenciatura em Educação do Campo da Regional Catalão foi inciado em 2014 e visa construir uma escola e efetivar o ensino e a docência por meio de diferentes práticas pedagógicas que valorize e consolide os valores do campo. O curso é oferecido em regime de alternância com dois momentos, o Tempo Comunidade, com o estudante inserido em seu espaço, com atividades pedagógicas nos territórios das comunidades do campo e o Tempo universidade, que é caracterizado por atividades no ambiente universitário. O licenciado em Educação do Campo poderá atuar nos ensinos fundamental e médio, nas áreas de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). O processo seletivo de ingresso é específico e são disponibilizadas 40 vagas, com aulas ofertadas no período noturno. Informações sobre o acesso podem ser encontradas na página www.cs.ufg.br.

Fonte: Asocm – UFG Regional Catalão

Comentários