Estoque baixo preocupa Hemocentro de Catalão; saiba como doar

O Hemocentro Regional de Catalão funciona de segunda a sexta-feira das 08h às 18h.

Unidade em Catalão (Foto: Zap Catalão)

Com proximidade do fim de ano, o Hemocentro Regional de Catalão pede a população que se mobilize para a doação de sangue. De acordo com informações da unidade, o estoque está baixo.

Segundo o coordenadora do Hemocentro de Catalão, Dra. Gabriela Spacek, o estoque de sangue está abaixo do esperado, e por isso, é preciso reforçar a importância da participação dos doadores. “O nosso hemocentro atende Catalão e região, são 18 municípios. E nas últimas semanas estamos com estoques críticos. Temos tido media de 5 doações, quando o esperado são 30. Conclamamos a população de moradores de Catalão e região que venha fazer a doação. O mês de novembro a janeiro é um período em que a demanda aumenta bastante. Precisamos pedir bolsas emprestadas para Goiânia, mas o estoque deles também está ruim. Precisamos de todos os tipos mas principalmente o negativo, explicou.

Onde doar

Hemocentro Estadual da Região Sudeste – Hemogo Catalão

Endereço: Rua Osório Vieira Leite, Nº 78, Bairro São João, Catalão – GO.

O Hemocentro Regional de Catalão funciona de segunda a sexta-feira das 08h às 18h.

O agendamento pode ser feito pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457.

Doações

Para doar sangue, é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 quilos, apresentar documento (com foto) válido em todo o território nacional e ter idade entre 16 e 69 anos – é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis para menores de idade.

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer a doação. Já para a vacina contra a gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o coronavírus, é preciso esperar 48 horas após a dose da Coronavac e sete dias após a aplicação das demais vacinas.

Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram doença sintomática poderão efetuar a doação dez dias após a completa recuperação.

Os candidatos que apresentaram diagnóstico positivo, mas que permaneceram sem sintomas, poderão doar após dez dias da data de coleta do exame. As pessoas que tiveram contato com um caso confirmado de Covid-19 durante o período de transmissibilidade poderão doar sangue sete dias após o último contato.

Comentários