Equipe de atletismo coloca Catalão entre os três melhores no Campeonato Goiano de Atletismo 2022

Equipe de atletas colocaram Catalão no 3° lugar dentre todas as equipes do estado

Juventude Esporte Clube – Foto: Zap Catalão

No último final de semana, a equipe de atletismo de Catalão, Juventude Esporte Clube, participou da maior competição de Goiás, relacionada ao esporte em questão.

Através da doação de várias pessoas e apoiadores que depositaram fé nesses atletas, a equipe conseguiu a ajuda necessária para viajar um dia antes para a cidade de Goiânia, descansar e se preparar para a competição que acontecera no sábado (21) pela manhã/tarde. Depois de muita luta para participar do Campeonato Goiano de Atletismo Adulto, a equipe representou a cidade com muita dedicação e esforço, conseguindo (na colocação geral por equipe) o 3° lugar dentre todas as equipes do estado.

A equipe saiu da cidade na sexta-feira (20) às 16h em direção a Goiânia, chegando ao destino às 20h. Graças ao apoio que conseguiram de última hora, se alojaram num hotel na cidade, onde puderam descansar e ter suas refeições, se preparando para o que viria na manhã seguinte.

Às 7h da manhã, partindo em direção ao Campus Samambaia, da UFG da capital, os atletas começaram o processo de preparação para poderem competir nas modalidades de corridas, saltos, arremessos e lançamentos. A competição se deu início às 8h, porém os competidores só vieram a participar às 10h da manhã de sábado (21), estreando a competição com o atleta Guilherme Bruno, no salto em distância.

Logo após, os corredores dos 400m rasos já aquecem para entrar para a pista. Os representantes catalanos foram: Daniel Muricy de Souza, Brener Sousa Machado, Lucas Gabriel Marques e Eric Pelozi Bispo na prova masculina, além de Maria Ligia Nunes da Silva e Ana Maria Teixeira, na feminina.

Os atletas da cidade de Catalão participaram da 1° bateria (primeira leva de corredores) da prova, sendo ela A BATERIA MAIS FORTE DA HISTÓRIA DO ESTADO, e conseguimos uma medalha de prata e uma de bronze nessa modalidade.

Adiante, vieram os competidores dos 100m rasos, incluindo eles: Johnny Muricy de Sousa, Asade Nogueira Raul, Guilherme Bruno Coelho Vaz, no masculino, e Ana Lívia Nunes da Silva, Mikaellen Sousa Araújo, no feminino. Conseguiram uma medalha de prata nessa prova também.

Seguindo, os atletas das provas de campo (arremesso e lançamento) entraram em campo, literalmente. Uma equipe formada por Ezequiel De Oliveira Borges, Nicolas César Martins Ribeiro, Márcio Henric Dias Filho, no masculino, e Ana Tavia Rodrigues Prata, Vitória Suiany Nunes Lacerda, no feminino. Conseguiram uma 4° colocação no masculino e uma medalha de prata no feminino.

Também tivemos, na parte da manhã, a prova dos 800m rasos, onde competiram os atletas: Victor Hugo Silvério de Carvalho e Vitor Hugo de Almeida Costa, no masculino, e Jéssica Alves dos Santos Rodrigues, no feminino.

Depois de todas essas provas, às 13:30, os competidores tiveram uma apertadíssima pausa para o almoço, onde se deslocaram para um restaurante local perto da região para a refeição. Logo após a hora tão sagrada, retornaram à pista para a segunda parte da competição. Porém, devido ao não cumprimento dos horários por parte da organização da competição, nossos atletas não puderam participar da corrida dos 200m rasos e ficaram excluídos de representar a equipe e a cidade nessa prova. Portanto, lamentavelmente, a equipe só pode participar das provas de campo e de revezamento pela parte da tarde.

Os atletas de campo já mencionados, voltaram a campo para poderem participar de mais uma prova, dessa vez, os lançamentos de disco e dardo. Conseguiram duas medalhas de Bronze, pelo atleta Ezequiel De Oliveira Borges, nas provas de disco e dardo, além de mais uma medalha de prata da nossa RECORDISTA GOIANO SUB 18, Ana Tavia Rodrigues Prata, na prova de disco.

E finalizando o campeonato, a equipe Juventude, de Catalão, fechou com chave de ouro, participando das emocionantes provas de revezamento. A equipe feminina do 4×100, formada por Ana Lívia Nunes da Silva, Mikaellen Sousa Araújo, Ana Maria Teixeira e Vitória Suiany Nunes Lacerda, depois de muita luta, conseguiram trazer a medalha de prata no peito, representando muito bem nossa cidade.

Além disso, na prova de revezamento 4×400, a equipe formada por Jéssica Alves dos Santos Rodrigues, Ana Tavia Rodrigues Prata, Ana Paula de Oliveira e Ana Clara Nunes Lacerda, equipe formada totalmente de última hora para nos representar, conseguiram a 4° colocação, dando todas as forças que tinham para isso. E na última prova do campeonato, o revezamento 4×400 masculino, formado por Eric Pelozi Bispo, Lucas Gabriel Marques, Daniel Muricy de Souza e Brener Sousa Machado, após várias complicações para correr essa prova, tiraram mais um pouco de forças para correr pela equipe e pela cidade, conseguindo então, trazer o título de Campeões Goianos na prova, obtendo a medalha de ouro tão almejada.

Tragicamente, tiveram perdas significativas de desempenho nessa competição devido a lesões musculares em alguns de nossos principais atletas. O Treta Campeão dos 400m, e atual recordista Goiano da prova, Lucas Gabriel Marques, lesionou-se em sua corrida e não conseguiu competir sua melhor forma. Além dele, a atleta medalhista no Troféu Norte-Nordeste (a única a realizar tal feito na história do atletismo goiano), Maria Ligia Nunes da Silva lesionou a perna em sua corrida de 400m e também não conseguiu entregar tudo que poderia em decorrência dessa infelicidade, além de ficar impossibilitada de participar das provas de revezamento, onde seria uma das principais corredoras. E também, nosso mais forte lançador de dardo, Márcio Henric, se lesionou gravemente em sua primeira prova e não pôde dar sequência da mesma forma na competição.

Entretanto, mesmo com tantos obstáculos, a Equipe Juventude, conseguiu, NO MAIOR CAMPEONATO DE ATLETISMO DA HISTORIA DE GOIÁS, trazer a conquista da 3° posição geral dentre todas as equipes de Goiás, dentre eles, equipes muito maiores, patrocinadas e bem instaladas nos grandes polos do estado.

É importante, ressaltar que nossos atletas, majoritariamente, são apenas jovens de 17 a 20 anos que estão iniciando sua carreira esportiva, engatinhando no longo processo para atingirem o potencial que possuem.

“E assim, encerra-se a participação da Juventude, e então, de Catalão, no Campeonato Goiano de Atletismo Adulto de 2022, realizado no dia 21 de maio. Deixamos em evidência, nossa gratidão por todos aqueles que apoiaram esses jovens e acreditaram no potencial destes”, disse Daniel Muricy, um dos atletas da equipe Juventude.

 

Comentários