Entulho e objetos são despejados em área que seria para instalação de Indústria, em Catalão

(Foto: Leitor/Zap Catalão)

O forte cheiro causado pelo acúmulo de entulhos em uma área que seria para instalação de Indústria, em Catalão, vem incomodando os moradores da região, que fica localizado na GO-330, sentido Catalão a Ouvidor (após aeroporto).

O local onde está sendo jogado entulhos, e lixos diversos, pertence à Prefeitura Municipal de Catalão, local este destinado à instalação de Indústria, porém até o momento não tem nenhuma instalada. Agora o local vem servindo de depósito de resíduos diversos que podem causar danos ao meio ambiente.

“Os entulhos são trazidos por caminhões e veículos de pequeno porte e despejado no local, como móveis velhos, pneus e madeiras, além de resíduos de comidas”, afirma um morador que reside nas medicações.

O Zap Catalão entrou em contato com a Prefeitura e de acordo com o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Cairo Roberto dos Santos Batista, o local foi liberado para ser depositado somente entulhos de construções.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei Nº 12.305/10, cabe aos municípios definir as regras de descarte de lixo. Porém, em que pese as particularidades da legislação de cada município, o descarte de lixo feito de forma irregular configura crime passível de penalidade.

Ainda segundo o Secretário, Cairo Batista, jogar lixo urbano, e outros resíduos que não estão autorizados no local, pode acarretar em multa e até responsabilização criminal do autor, com enquadramento na legislação ambiental.

“Apesar de termos a disposição o aterro controlado, as pessoas continuam jogando toda categoria de lixo no local, e mediante essas situações, a prefeitura municipal, estará intensificando a fiscalização, e quem for pego fazendo o descarte irregular do lixo será penalizado conforme a lei.”. Conclui o secretário.

Questionado sobre nenhuma sinalização no local o Secretário informou que na próxima semana será feita a adequação quanto a sinalização.

O vereador Maciel Batalha também entrou em contato com mesmo é que foi orientado a fazer um requerimento a Secretária de Meio Ambiente, solicitando a instalação de placas no local.

Comentários