Encerramento contou com congadas, autoridades, comunidade e agradecimento dos festeiros de 2024

A tradicional Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário, em Ouvidor, encerrou sua 84ª edição com a emocionante cerimônia de entrega da Coroa, realizada neste domingo (11). Organizado pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, o evento marcou o encerramento oficial da festa deste ano e a passagem da Coroa aos novos festeiros da 85ª edição, que será realizada em 2026.
A celebração contou com a presença dos festeiros de 2025, João Alexandre e sua esposa Gleise Penachiotti, Fernando Moretti e sua esposa Priscila Moretti, que foram homenageados pela dedicação e pelo êxito da festa. A Coroa foi entregue simbolicamente a César Ribeiro e família, que assumem a organização da próxima edição da festividade.
O momento foi acompanhado por uma grande presença da comunidade, autoridades locais e congadas tradicionais. Entre os grupos participantes desta edição, estavam os ternos de Congo Nossa Senhora do Rosário, Moçambique São Jorge Guerreiro, Catupé Cacunda São Benedito, Congo Vilão São Benedito e congadas visitantes, como Filhos do Rosário, Catupé Rosário Santo e Penacho.
O presidente da Irmandade e General das Congadas, Ozark Rosa, abriu a solenidade com palavras de agradecimento, seguido pela bênção do pároco João Batista. Também participaram o prefeito Cebinha Nascimento, a primeira-dama Ana Lúcia, o vice-prefeito Nelci Cândido, a segunda-dama Regilaina Ribeiro, o presidente da Câmara Vanderlei Vaz Neto e vereadores.
Em discurso, o festeiro João Alexandre agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso da celebração:
“Foi uma grande honra conduzir a festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário. Agradeço à comissão, à Irmandade, às congadas, aos parceiros e à população de Ouvidor. Que essa tradição continue viva e cada vez mais forte, levando fé, cultura e união ao nosso povo.”
Já o novo festeiro, César Ribeiro, destacou o compromisso e a emoção de assumir a responsabilidade da festa para o próximo ano:
“Receber a Coroa é mais do que um gesto simbólico, é um chamado à fé e à responsabilidade. Com muita humildade e amor por essa tradição, eu e minha família assumimos esse compromisso, pedindo a bênção de Nossa Senhora do Rosário para conduzir a 85ª festa com dedicação e união.”
A cerimônia foi encerrada com a leitura do compromisso dos novos festeiros e a entrega oficial da Coroa, simbolizando a continuidade de uma das mais importantes manifestações religiosas e culturais da cidade.