Enem 2023: primeiro dia começa neste domingo (5); quase 150 mil estão inscritos em Goiás

Saiba o que pode e o que não pode levar para a prova e quais questões serão aplicadas no próximo domingo de exame

Abertura dos portões, segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.(Foto: Zap Catalão)

Nos próximos dois domingos (5 e 12 de novembro), 149.122 candidatos devem fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Goiás. As inscrições para o exame deste ano superam em 13,1% o número de 2022, ano em que foi registrado o menor volume de inscritos em 17 anos. Em todo país, mais de 3,9 milhões de pessoas devem fazer o exame.

Neste domingo (5), primeiro dia da prova, serão aplicadas 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e a redação (texto dissertativo-argumentativo). O exame começa às 13h30 e termina às 19h.

No segundo dia do Enem, dia 12 de novembro, a prova contará com 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. O exame inicia às 13h30 e vai até as 18h30.

Nos dois dias, os portões dos locais de prova são fechados às 13h (horário de Brasília). O horário de término é diferente: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30.

O que pode e o que não pode levar?

Apesar de não obrigatório, o Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação, documento em que estão dados como local de prova e idioma escolhido (inglês ou espanhol).

Lanches, bebidas não alcoólicas, artigos religiosos e materiais de acessibilidade são permitidos, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais.

Ao ingressar na sala de provas, o candidato deverá estar apenas com canetas transparentes e o documento com foto. Todos os outros pertences devem ser guardados no envelope porta-objetos. Os envelopes devem ficar lacrados e identificados durante toda a permanência do candidato na sala de aula.

Caso o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico emita sons, mesmo que dentro do envelope, o participante será eliminado do Enem.

Os documentos devem ser originais e com foto. Algumas versões digitais serão aceitas, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. No entanto, o candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal, pois capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

Armas de fogo ou brancas não são permitidas nem no envelope. Se o candidato apresentar autorização de porte, deverá informar ao chefe da sala de aplicação da prova. Será necessário prestar o exame em um espaço à parte, separado dos demais alunos.

Local da prova

Na última semana, os candidatos tiveram acesso aos locais onde farão as provas do Enem 2023 e alguns reclamaram que ficaram muito distantes dos locais onde vivem.

Dessa forma, os inscritos que foram alocados para fazer a prova em locais com distância maior que 30 quilômetros (km) de sua casa e que não puderem comparecer ao local no dia do exame poderão fazer o exame em outra data: nos dias 12 e 13 de dezembro, em locais que serão divulgados posteriormente.

O Instituto disponibilizará, na Página do Participante, uma aba específica para que inscritos interessados na nova aplicação submetam seus pedidos para análise. O sistema receberá as informações no período de 13 a 17 de novembro.

Fonte: O Popular

Comentários