Enel Distribuição Goiás intensifica ações de melhorias na rede elétrica de Catalão

Reforço em obras de digitalização e ações de manutenção estão entre as prioridades.

Goiânia, 23 de maio de 2019 – Desde que assumiu a gestão da distribuidora de energia em Goiás, em fevereiro de 2017, a Enel tem investindo fortemente na melhoria da qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia elétrica no Estado. No município de Catalão, já foram investidos cerca de R$ 23,4 milhões, com foco na modernização e digitalização da rede elétrica e no incremento das ações de manutenção, além da aceleração de novas conexões rurais.

Os investimentos em digitalização incluem, por exemplo, a instalação de religadores automáticos, equipamentos que permitem identificar e corrigir, à distância, eventuais falhas na rede de distribuição, otimizando o tempo do serviço em casos de quedas de energia e reduzindo os impactos sentidos pelos clientes. Os aparelhos telecomandados, instalados em locais estratégicos do município, já beneficiam cerca de 25 mil clientes diretamente.

As ações de modernização do serviço na região também contemplam a substituição de cabos, postes e equipamentos da rede em bairros como Alto da Boa Vista, Castelo Branco, Centro, Dimic, Jardim Brasília, Parque das Mangueiras, Pontal Norte, Santa Terezinha, Pio Gomes e Residencial Vereda Buritis, garantindo a qualidade e a confiabilidade do fornecimento.

Para combater uma das principais causas de interrupção do fornecimento, a Enel tem intensificado a poda preventiva de árvores que estão em contato com a rede elétrica. Desde 2017, já foram realizadas aproximadamente 10 mil podas em Catalão. Além disso, a distribuidora realiza inspeções termográficas com o uso de helicóptero nas redes de média tensão, especialmente em áreas rurais, para auxiliar na identificação de riscos de falhas do sistema elétrico e acelerar ações corretivas. Em Catalão, dos cerca de 2,5 mil quilômetros de redes de média tensão, a distribuidora inspecionou cerca de 880 quilômetros em 2018 e vai inspecionar outros 360 quilômetros este ano. Em todo o Estado, cerca de 57 mil quilômetros de redes passarão por inspeções aéreas até o fim de 2019.

Melhorias

A Enel Distribuição Goiás apresentou para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e para o Governo do Estado de Goiás um plano de melhorias que prevê a aceleração das iniciativas com foco na qualidade do fornecimento e no aumento da oferta de energia no Estado. Dentre as ações anunciadas, a companhia apresentou obras estruturais grandes e complexas para atendimento à demanda de energia no Estado.

 

Em todo o Estado de Goiás, a empresa está investindo na automação da rede de distribuição com a instalação de equipamentos de telecontrole, que permitem identificar e corrigir, com mais agilidade e de forma remota, as falhas na rede. O Estado já possui cerca de 1,8 mil equipamentos instalados, em 2019 serão mais 1,5 mil e, em 2020, outros 1,7 mil. Para reforçar o atendimento aos consumidores, a Enel Distribuição Goiás também se comprometeu a aumentar em 60% a capacidade da Central de Atendimento, além de criar um canal exclusivo de atendimento para uma parte dos clientes rurais.

Desde que assumiu o controle da distribuidora, a Enel Distribuição Goiás já investiu mais de R$ 1,5 bilhão e apresentou melhorias nos índices de qualidade, fiscalizados pela Aneel, tendo a duração média das interrupções do fornecimento de energia (DEC) reduzido em cerca de 6 horas em dezembro de 2018, em relação a dezembro de 2017 – a melhor duração desde dezembro de 2011. Com relação à frequência média de interrupções (FEC), o número alcançado em 2018 é o melhor da história da companhia. A companhia acrescenta que dos 148 conjuntos elétricos em que o Estado é dividido, 101 já apresentaram melhoras no DEC e representam 73% do total de clientes.

Sobre a Enel Distribuição Goiás

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, serve a 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

ASCOM – Assessoria de Comunicação

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