Em resposta à sociedade pela demora na liberação dos corpos, Polícia Científica emite nota ao Zap Catalão

Instituto Médico Legal (IML) de Catalão (Foto: Zap Catalão)

A falta de médico legista tem causado transtornos e aumentado o sofrimento de famílias que enfrentam situações de mortes violentas em Catalão e região.

Sempre que ocorre um suicídio, homicídio ou acidente de trânsito, os corpos precisam passar por necropsia junto ao Departamento Médico Legal. Atualmente, em Catalão, não tem esse médico legista e é preciso a espera de um profissional que vem de outra cidade. Sem contar na demora para o corpo ser retirado do local do acidente.

Nossa reportagem entrou em contato com órgão responsável para maiores esclarecimentos.

NOTA OFICIAL – POLÍCIA CIENTÍFICA

Em resposta a pedido do Portal de Notícias Zap Catalão a Polícia Técnico-Científica informa que não procede a informação de que não há Médicos Legistas em Catalão. A 8ª Coordenação Regional de Polícia (unidade responsável pela cobertura de Medicina Legal e de Perícia Criminal em Catalão nos municípios vizinhos) conta atualmente com 05 Médicos Legistas, o que garante atendimento Médico-Legal em todos os dias do mês.

Explica ainda que a eventual demora na liberação de corpos se dá em razão da necessidade de identificar as vítimas por meio de procedimentos técnico-científicos: seja por meio da comparação das Impressões Digitais do cadáver com os Registros Civis mantidos pela PC-GO; seja por meio de comparação da arcada dentária da vítima com registros odontológicos apresentados por supostos familiares; seja por meio de exames DNA (comparando-se o DNA do corpo, com o DNA de possíveis familiares).

Por fim, esclarece que não é possível liberar um corpo sem a devida Identificação técnico-científica; o que pode resultar em graves consequências para a Justiça Criminal, uma vez que parte considerável das vítimas que dão entrada nas diversas unidades de Medicina Legal da Polícia Científica têm anotações criminais ou outros problemas com a Justiça, o que reforça ainda mais a necessidade de uma comprovação inequívoca da Identidade de todos.

Comentários