Em jogo histórico e com muita emoção, Atlético-GO vence Goiás nos pênaltis e é Campeão do Goianão 2023

A partida foi marcada por muita intensidade desde os primeiros minutos de jogo, além de muitos cartões amarelos e vermelhos. O Goiás até venceu no tempo regulamentar, levando o jogo para os pênaltis, mas o Dragão foi mais efetivo nas cobranças e celebrou o bicampeonato na Serrinha

(Foto: Alan Deyvid / FGF)

Em uma partida digna de uma final, o Atlético Goianiense se tornou bicampeão goiano pela terceira vez em sua história. O jogo entrou para a história do campeonato estadual, marcado com muita emoção e rivalidade, a partida aconteceu no Estádio Hailé Pinheiro – Serrinha, neste domingo (9), a bola rolou às 16h00, o Goiás fez o que parecia impossível e venceu o Dragão no tempo regulamentar pelo placar de 3 x 1, e conseguiu levar o jogo para os pênaltis, mais o Atlético Goianiense foi mais efetivo e venceu o Esmeraldino nas penalidades por 5 a 4, celebrando pela segunda vez seguida o título estadual na casa do seu principal rival.

PRIMEIRO TEMPO

(Foto: Ingryd Oliveira / Atlético Goianiense)

A primeira etapa da partida foi marcada por um jogo muito estudado pelos dois lados, entretanto os espaços começaram a aparecer, e logo aos 6′ minutos do primeiro tempo, o árbitro Wilton Pereira, marcou pênalti após o jogador Rodrigo Soares bater a mão na bola, mais com o uso do VAR o lance foi visto como não intencional, e o árbitro da partida voltou atrás na sua decisão.

Por um período o Goiás foi melhor em campo, entretanto quem aproveito a chance que teve foi o Atlético-GO, que abriu o placar aos 29′ minutos, após o jogador Rhaldney roubar a bola de Alesson e tocar para Gustavo Coutinho, que logo rolou para Luiz Fernando finalizar e jogar a bola para dentro do barbante branco.

Em menos de 10 minutos, após o gol, o Goiás empatou a partida, em um cruzamento perfeito de Sander para Alesson que completou de cabeça para dentro do gol. O jogo foi ficando cada vez mais quente, e logo no final do primeiro tempo o jogador Fellipe Bastos foi expulso após receber o segundo cartão amarelo e logo todo ânimo Esmeraldino, acabou diminuindo. O time da casa acabou indo para o intervalo com desvantagem no agregado, mesmo com o empate.

SEGUNDO TEMPO

(Foto: Isabela Azine / Esporte Goiano)

Na segunda etapa, apesar de tudo que sofreu no final do primeiro tempo, o Goiás voltou melhor do que o Dragão, e rapidamente buscou a virada, e conseguiu, após Nicolas ser derrubado dentro da área pelo jogador Emerson Santos do Atlético, e o árbitro com toda convicção marcou e desta vez foi confirmado. Vinícius do Goiás pegou a bola e com muita responsabilidade colocou a bola dentro do gol, mesmo após o goleiro Ronaldo acertar o canto.

O Atlético Goianiense parecia está tranquilo com relação ao placar, pós com esse resultado o time rubro-negro levava o troféu pra casa, entretanto tudo ficou melhor para o Goiás quando Rhaldney levou o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo, deixando assim as duas equipes com a mesma quantidade de atletas em campo.

O Verdão aproveitou o momento da partida e logo começou a pressionar de forma intensa, principalmente com o jogador Matheus Peixoto, que perdeu grandes chances de gols. Logo após grande insistência do Goiás, o jogador Palacios recebeu a bola e chutou da entrada da área, no último minuto, e com um belo chute, balançou as redes do Dragão, levando a decisão para os Pênaltis.

DISPUTA DE PÊNALTIS

(Foto: Ingryd Oliveira / Atlético Goianiense)

A decisão por pênaltis foi marcada por uma disputa de alta qualidade entre as duas equipes, os jogadores de ambos os clubes, pareciam está dando uma aula de como bater as penalidades máximas, um mais ousado que o outro, em uma das cobranças a bola foi parar no ângulo em outra a bola resvalou o travessão antes de entrar, os goleiros até iam na bola, mais com a qualidade das batidas era impossível defender.

E foi assim que tecnicamente, todas as cobranças foram convertidas. Os jogadores, Vinícius, Matheus Peixoto, Diego Gonçalves, Bruno Melo e Hugo, acertaram pelo lado do Goiás, e Lucas Gazal, Airton, Rodrigo Soares, Emerson Santos e Bruno Tubarão, pelo lado do Atlético-GO.

O grande problema foi que, na cobrança de Hugo, o jogador escorregou na hora da cobrança, mas a bola acabou terminando dentro da rede, após o chute. O árbitro Wilton Pereira Sampaio, entendeu que na cobrança houve dois toques e anulou o pênalti convertido, que contou como pênalti perdido. Isso abriu caminho para Bruno Tubarão anotar o gol do título rubro-negro, e consolidar a equipe campeã pela segunda vez seguida dentro do Estádio da Serrinha.

(Foto: Ingryd Oliveira / Atlético Goianiense)

FICHA TÉCNICA Campeonato Goiano – Final Jogo:

Goiás 3(4)x(5)1 Atlético-GO

Data: 9/4/2023

Local: estádio da Serrinha (Goiânia/GO) Horário: 16 horas

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio/GO (Fifa) Assistentes: Bruno Pires/GO (Fifa) e Tiago Gomes

VAR: José Cláudio Rocha

GOIÁS: Tadeu; Apodi (Maguinho), Sidimar, Bruno Melo e Sander (Hugo); Willian Oliveira (Palacios), Fellipe Bastos e Dieguinho; Alesson (Matheus Peixoto), Nicolas (Diego Gonçalves) e Vinicius.

Técnico: Guto Ferreira.

ATLÉTICO-GO: Ronaldo; Rodrigo Soares, Lucas Gazal, Emerson Santos e Jefferson; Matheus Sales, Rhaldney, Moraes (Bruno Tubarão) e Shaylon (Ramon); Luiz Fernando e Gustavo Coutinho (Airton).

Técnico: Mozart.

Gols: Luiz Fernando, aos 29 minutos (Atlético-GO), Alesson, aos 37 minutos do 1º tempo (Goiás), Vinícius, aos 8 minutos (Goiás) e Palacios, aos 51 minutos do 2º tempo (Goiás)

Cartões amarelos: Jefferson, Gustavo Coutinho, Moraes Júnior, Rhaldney (Atlético-GO), Sidimar, Fellipe Bastos, Tadeu, Vinícius e Bruno Melo (Goiás)

Expulsões: Fellipe Bastos, Bruno Melo, Sidimar (Goiás), Emerson Santos, Luiz Fernando e Rhaldney (Atlético-GO)

Público total: 14.095

Público pagante: 12.084

Renda: R$ 184.600,00

Comentários