Em Catalão, pessoas são vítimas de golpe e têm o dinheiro sacado do FGTS

(Foto: Reprodução)

Quando foi anunciado que seria liberado o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), no mês de aniversário, uma moradora de Catalão, achou que o dinheiro viria em boa hora. Mas, ao tentar retirar o valor na Agência da Caixa Econômica em Catalão, descobriu que seu FGTS já havia sido sacado. E seu caso não é o único. Há diversos casos de fraude nos saques do FGTS pelo Brasil.

Como é preciso abrir uma investigação por parte do do banco para saber o que aconteceu, o saque são adiados até que a situação seja resolvida. Uma situação lamentável que deixa o cidadão preocupado, mesmo dentro de um sistema bancário vem acontecendo fraudes como esta.

A moradora de Catalão solicitou à Agência Bancária uma investigação, solicitando que a mesma devolva seu FGTS, já que a fraude aconteceu no próprio sistema da Agência.

Segundo a Caixa, o prazo é de 40 dias, caso o banco não conseguir ressarci o valor fraudado, a pessoa deve procurar a justiça.

Nossa reportagem entrou em contato com a Agência solicitando uma nota sobre o tal fato.

Nota:

A CAIXA esclarece que, para conter as ações dos fraudadores, diversos mecanismos têm sido constantemente implementados pelo banco, dentre os quais, destacamos:

🔼Validação digital de dados dos clientes em bases internas e externas;
🔼Validação documental por imagem;
🔼Monitoramento de cadastros;
🔼Monitoramento de transações
🔼Atuação junto à Polícia Federal para investigar atuações de quadrilhas.

A CAIXA melhora os critérios de segurança de acesso ao CAIXA TEM constantemente, inclusive nos últimos dias foram implantadas melhorias importantes, observando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a ocorrência de fraudes.

A CAIXA recomenda que os trabalhadores utilizem apenas os canais oficiais do banco para obter informações sobre o Auxílio Emergencial e FGTS Emergencial.

Principais cuidados que devem ser tomados:
✅ Não forneça senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos.
✅ O cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual, e principalmente não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber.
✅ Desconfiar de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”.
✅ Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.
✅ Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.
✅ A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.
✅ A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar.

A CAIXA informa que pedidos de contestações de saque podem ser solicitados a qualquer momento pelos clientes em agência da CAIXA, a sua escolha, portando CPF e documento de identificação, e que os processos são analisados com a máxima celeridade, em virtude da necessidade imposta pela situação de emergência em que o país se encontra. Os resultados das análises são repassados diretamente aos interessados. No caso de negativa do pedido, poderá ser solicitada a reanálise na agência. Por motivos de segurança, os dados de contestações e os critérios técnicos de análise de suspeitas de fraudes não podem ser expostos ao público em geral mas apenas aos órgãos policiais envolvidos nas investigações.

No mais, destacamos que a CAIXA atua conjuntamente com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública na identificação de casos suspeitos e na prevenção das fraudes no pagamento do Saque Emergencial do FGTS e demais benefícios sociais.

Assessoria de Imprensa da CAIXA
RECOI – RE Comunicação Institucional Goiânia/GO

Comentários