Em Catalão, mulher perde R$ 6 mil após bandido se passar por sobrinho em perfil do Instagram hackeado

O crime aconteceu na noite desta segunda, 03. Vítima percebeu o golpe após encaminhar o comprovante de transferência no WhatsApp do sobrinho

(Foto: Ilustrativa/Reprodução)

Criminosos seguem usando da tecnologia, mais precisamente do WhatsApp e Instagram, para aplicar golpes na região, com diversos casos recentes tendo sido registrados na Delegacia de Polícia de Catalão. Na prática mais recente, os bandidos usam um perfil do Instagram hackeado, e se passa pelo dono do perfil e solicita dinheiro.

Ha casos que se passam por parente, os golpistas solicitam dinheiro, geralmente uma transferência via Pix, para uma conta bancária fornecida por eles, alegando algum problema no aplicativo do seu banco regular, e dizendo que precisam do dinheiro naquele momento. Imaginando tratar-se do familiar, a vítima acaba transferindo os valores solicitados e posteriormente descobre que caiu em um golpe.

O caso mais recente foi registrado na noite desta segunda-feira, 03, por volta das 19h, em Catalão, onde um perfil do Instagram passou como sendo sobrinho da vítima e solicitou a quantia de R$ 6 mil, a qual seria restituída no dia seguinte. Diante da solicitação, a vítima atendeu o suposto sobrinho, e enviou via pix a quantia, que teve como destinatário outra pessoa. A vítima percebeu o crime após encaminhar o comprovante de transferência no WhatsApp do sobrinho, sendo informada por ele que o seu perfil no Instagram havia sido hackeado.

Segundo a Polícia Civil, o golpe pode ser evitado com uma simples ligação para o número do familiar. Além disso, não se deve efetuar qualquer transferência bancária solicitada através de rede social ou da internet, seja por quem for, antes de confirmar com certeza se a pessoa que pede o valor realmente é aquela que se apresenta no aplicativo.

Os casos registrados em Catalão já estão sendo investigados, e os autores poderão responder pelo crime de estelionato, com pena de prisão de até cinco anos.

O Zap Catalão nesta semana estaremos divulgando várias reportagens envolvendo crime de estelionato. Fatos que estão acontecendo com frequência em nossa região. O objetivo é de alertar aos leitores para evitar que caiam em golpes via redes sociais.

Comentários