Em Catalão Justiça Eleitoral inicia carga e lacração das urnas eletrônicas

Processo de geração de mídias deve ser concluído nesta quinta-feira (29)

(Foto: Zap Catalão)

A Justiça Eleitoral de Catalão deu início nesta terça-feira, 26 de setembro, ao lacre e à carga das urnas eletrônicas da 8ª Zona Eleitoral, para a eleição que acontece no dia 02 de outubro. A 8ª Zona Eleitoral abrange 08 município e 2 distritos, são 311 seções, 38 locais aptos para a votação, 279 urnas eletrônicas e mais 41 urnas de contingência (para substituir algum equipamento que dê problema) e 1.116 mesários.

A ação foi acompanhada pelo juiz da 8ª Zona Eleitoral, Luciano Henrique Toledo; pelo promotor, Luis Antônio Ribeiro Júnior; chefe do cartório, Marco André de Ávila Oliveira; representantes e candidatos de partidos políticos.

Chefe do cartório: Marco André de Ávila Oliveira (Foto: Zap Catalão)

Para Marco André, o processo de geração de mídias deve ser concluído nesta quinta-feira (29). No sábado, 1º, a partir das 8h00, sete equipes sairão distribuindo os equipamentos nos locais de votação.

“As urnas são carregadas com os dados dos candidatos e dos eleitores, em seguida são lacrados todos os compartimentos para evitar qualquer adulteração desse equipamento. Essa carga é uma etapa primordial do processo eletrônico de votação, por isso é importante que todos os participantes do processo eleitoral estejam presentes para testar a confiabilidade e segurança do sistema eletrônico de votação”, explicou Marco André

A geração das mídias consiste na gravação dos dados de eleitoras e eleitores da seção e dos nomes e fotos das candidatas e candidatos em cartões de memória. Em seguida, esses cartões são utilizados para dar carga, isto é, para inserir os dados referidos em cada uma das urnas eletrônicas. Por fim, as urnas recebem lacres produzidos pela Casa da Moeda e assinados pelo juiz eleitoral, ficando prontas para serem utilizadas nas eleições. Também podem assinar os lacres as entidades fiscalizadoras presentes.

Comentários