Em Catalão, com 26 dias sem chuvas o tempo atmosférico permanece estável e com índices de umidade relativa do ar inferior a 30%

A última chuva registrada em Catalão foi dia 12 de junho, ou seja, já estamos com 26 dias sem ocorrência de precipitação

(Foto: Zap Catalão)

Uma forte massa de ar seco vai predominar ao longo dos próximos dias na região Centro Sul de Goiás, provocando a inibição de formação de grandes nuvens, favorecendo o desvio das frentes frias para alto-mar impedindo que a umidade entre pelo interior do Brasil.

O tempo atmosférico será com sol e sem previsão de ocorrência de chuva. Durante as tardes a umidade relativa do ar vai atingir índices críticos, com valores abaixo dos 30% em amplas áreas da região, e até abaixo de 20%. Vale lembrar que o ideal, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é entre 60% e 80%.

A massa de ar frio de origem polar que causou frio intenso na semana passada em Catalão e região continua em atuação, porém, está enfraquecida e não devem diminuir mais, de forma extrema, as temperaturas mínimas do ar.

A temperatura máxima do ar seguirá em elevação no período da tarde, vivenciando dias de grande amplitude térmica, com noites e madrugadas frias, mas, com tardes quentes. O inverno significa a potencialização do padrão seco com dias com pouca nebulosidade, responsável por noites com baixa temperatura e altas taxas de evaporação, o que intensifica a perda de umidade.

A última chuva registrada em Catalão foi dia 12/06/2021, ou seja, já estamos com 26 dias sem ocorrência de precipitação pluviométrica.

FONTE: SEMAD/CIMEHGO/INMET
Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues
Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT

Comentários