Dicas de Saúde com a Dra. Débora Machado “Onde o sexo começa?”

Olá pessoal do Blog Zap Catalão, como está o domingo de vocês? Hoje, vou falar de um assunto que sempre que eu falo em Consultório ou nas Palestras, percebo uma certa surpresa das pessoas! ONDE COMEÇA O SEXO?

Vocês sabiam que, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o SEXO não começa nas preliminares, no contato corpo a corpo, beijo… e sim na nossa mente?

Eu até costumo brincar que o sexo começa do pescoço pra cima, rs!

A resposta sexual começa no cérebro, em áreas específicas, que ao receber um estímulo (através dos cinco sentidos- olfato, paladar, tátil, visão e audição), desperta ou não o desejo sexual. E vocês já sabem que no homem, o sentido mais aguçado é a visão e por isso que a mulher precisa investir melhor na arrumação do cabelo, nada de andar espantando o homem por aí com os cabelos desarrumados, camisetas com propagandas, calçola da década de 90. Invista no visual, na roupa e a recompensa, você já sabe, né! As mulheres têm dos cinco sentidos, três mais aguçados. O tátil, e por isso que a mulher gosta de “pegada”, beijo, contato pele a pele. O auditivo, sendo que a mulher delira ao ouvir sussurro no ouvido, aquelas palavras que ela gosta ali no momento da intimidade. O contrário também é verdade. O fato das mulheres serem mais auditivas, elas têm a tendência de guardar as palavras grosseiras também, por exemplo, e às vezes, de dez anos atrás e por isso, não conseguem se entregar completamente na intimidade. Nesses casos, é preciso dialogar com o marido sobre e se preciso, procure ajuda profissional. Afinal, mágoas a longo prazo, somatizam em doenças físicas, nos fazem infelizes e acima de tudo, rompe nossa comunhão com Deus, o nosso criador. Outro sentido aguçado na mulher é o olfato e por isso que sempre digo que os homens usam perfume para a mulher, andar limpinho e cheiroso faz muito bem para excitar uma mulher e o contrário também é verdade, não há nada mais desestimulante para uma mulher que a falta de higiene e autocuidado do marido, usar o perfume que a mulher não gosta.

Mas como então que, o sexo começa no cérebro? O cérebro, ao receber um estímulo, vai analisar e associar à coisas agradáveis ou desagradáveis e decide se libera ou não as substâncias que vão excitar o sistema nervoso e desencadear as respostas físicas como excitação e lubrificação!

É por isso que quando temos experiências negativas relacionadas ao sexo como dor na relação sexual ou violência sexual, nosso cérebro ao receber o estímulo, por ser desagradável as experiências anteriores, enviam sinais para a região íntima dizendo, “fecha tudo aí, a vagina”, que não corremos o risco de sofrer a dor de novo e se insistir na penetração, a sensação é que está forçando e a dor é muito maior. Em outros casos, o cérebro ao receber o estímulo, tendo experiências negativas anteriores relacionadas ao sexo, diz o seguinte, ” vou diminuir o desejo sexual, a libido e foge dessa que é fria”, na tentativa de te livrar de uma próxima experiência negativa.

E quando temos experiências muito positivas relacionadas ao sexo, o cérebro despertará o desejo sexual em nosso corpo porque considera que é algo muito bom, que pode investir energia nisso!

É por isso que, quanto mais pensarmos em sexo como algo incrível, mais incrível ele será nas próximas experiências! É isso mesmo, tenha como exercício diário, principalmente as mulheres, pensar em sexo, naquelas experiências que foram boas, enviar mensagens para a esposa ou marido, alimentar a mente sobre sexo durante o dia, para que o ciclo sexual flua naturalmente durante o ato sexual.

E quem tem dificuldade na vida sexual, deve procurar ajuda profissional! Afinal, as taxas de insatisfação no sexo são muito altas e podem estar relacionadas as últimas experiências sexuais negativas! Muitos casais enfrentam a anorgasmia, dor na relação sexual, disfunção erétil, ejaculação precoce, flacidez vaginal! Trate e sejam felizes!

Sexo deve ser bom para o casal, para ambos e não só para uma das partes!

Dra. Débora Machado
Fisioterapia Pélvica e Obstétrica/Sexualidade Funcional/ Neopompoarismo/ Doula
CREFITO MG e GO 234505 / ABFP 339

Consultório Fisio Íntima
Av. Farid Miguel Safatle, 162, Centro
Consultas/ Consultorias/ Palestras
Whatsapp: (64) 98109 0267
Email: [email protected]
Instagram: @dradeboramachado

Comentários