Dicas de saúde com a Dra. Débora Machado “Músculos íntimos porque cuidar”?

Olá, seguidores do Blog Zap Catalão! Sua Fisioterapeuta Pélvica e Obstétrica está aqui novamente pra falar de um assunto muito importante – A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DOS MÚSCULOS ÍNTIMOS (ASSOALHO PÉLVICO).

É um erro as mulheres não iniciarem os exercícios íntimos já na adolescência! Eu também não iniciei os exercícios na adolescência porque também não sabia da importância! Em alguns países, esses exercícios são iniciados na infância, na escola ainda porque o governo entende que quanto mais cedo se investe nos cuidados aos músculos íntimos, maiores as chances de ter uma gestação e parto mais tranquilos, melhores condições pós parto e menopausa, gastará menos com cirurgias como perineoplastia (famoso perina), colocação do sling ( famosa telinha) e várias outras cirurgias pélvicas.

Por isso também, é um erro não ter investimentos em saúde pública voltada à importância de cuidar dos músculos íntimos desde cedo preventivamente.

Até nas academias, malha o corpo inteiro e quase sempre, deixam de lado os músculos íntimos!

PORQUE É UM ERRO?

Pense comigo: a região íntima é onde fica todas as estruturas como fascias, ligamentos e músculos íntimos (assoalho pélvico – conjunto de mais de 20 músculos) que sustentam a bexiga, útero, intestino e reto e ao longo da vida da mulher, ela passa por tantas transformações, principalmente na gestação, parto e menopausa e isso vai dificultando essa sustentação.

Ainda é onde estão esfincteres (que fazem a continência urinária, fecal e de flatos e também se abrem quando vamos fazer xixi e cocô). Ou seja, eles fazem a continência e relaxam para fazermos as necessidades fisiológicas. O que você talvez não saiba é que esses esfincteres são como se fosse rabinhos dos músculos.

Para a mulher principalmente, os exercícios íntimos, melhoram as condições de parto, principalmente o natural, diminuem os riscos de lesões no períneo ou em volta da vagina, diminuem os riscos de incontinência urinária e prolapsos (descida da bexiga e/ou útero) . Falo isso porque a maioria das mulheres se despertam a cuidar desses músculos na gestação ou quando pensam em engravidar. E claro, vale ressaltar que esses exercícios melhoram a vida sexual, independente da via de parto. E todas as funções que citei acima como continência, sustentação, relaxamento melhoram com os exercícios íntimos.

Mas qual seria então o primeiro passo para iniciar os exercícios íntimos?

FAÇA O RASTREAMENTO ÍNTIMO, a AVALIAÇÃO FUNCIONAL! A partir disso, será desenvolvido a CONSCIÊNCIA DA REGIÃO ÍNTIMA.

Esse mês, estamos completando um ano do nosso Consultório FISIO ÍNTIMA!

Por isso que quem entrar em contato e fizer o RASTREAMENTO ÍNTIMO nesse mês, terá um mimo especial para continuar os exercícios íntimos em casa, na academia, no sexo, ou seja, ESTOU FACILITANDO O PRIMEIRO PASSO para iniciar o cuidado aos músculos íntimos! A prevenção é sempre o melhor caminho!

Dra. Débora Machado
Fisioterapia Pélvica e Obstétrica/Sexualidade Funcional/ Neopompoarismo/ Doula
CREFITO MG e GO 234505 / ABFP 339

Consultório Fisio Íntima
Av. Farid Miguel Safatle, 162, Centro
Consultas/ Consultorias/ Palestras
Whatsapp: (64) 98109 0267
Email: [email protected]
Instagram: @dradeboramachado

Comentários