Dicas de Saúde com a Dra. Débora Machado “Intestino preso não é normal”

Fique atenta! Intestino preso não é normal e tem tratamento!

As mulheres sofrem com maior frequência de intestino preso por fatores hormonais, anatômicas, gestacional entre outros!

A frequência evacuatoria menor que três vezes por semana, esforço evacuatorio, sensação de evacuação incompleta pode indicar constipação intestinal. A constipação intestinal pode levar a alterações de humor, dor ao evacuar e até “DURANTE O SEXO”.

A causa dessa constipação pode estar associada ao peristaltismo intestinal lento, lesões neurológicas que afetam a inervação periférica que levam informações para o intestino, baixa ingesta hídrica e de fibras, entre outros.

Em muitos casos, há também uma tensão na musculatura íntima, dificultando a saída das fezes ao evacuar associada a postura inadequada no vaso!

É muito comum atender pacientes em Consultório que tiveram intestino preso no decorrer da vida e não trataram e a longo prazo, pelo esforço repetitivo, além de sofrer com alguma disfunção sexual, desenvolveram hemorroidas e incontinência de flatos e/ou de fezes! E muitos questionam do porque os profissionais não esclarecer à população que um problema “aparentemente” simples e até considerado normal por alguns, levam a tantos outros problemas a longo prazo! Mas estou aqui pra conscientizar vocês que apesar do intestino preso ser comum na população, não é normal e tem tratamento.

O fisioterapeuta pelvico avalia a funcionalidade intestinal, anorretal através de vários recursos como o biofeedback e o diário evacuatorio, onde avaliamos além da musculatura anorretal, a frequência evacuatoria, o esforço evacuatorio, é ainda, pela escala de Bristol, mostra em um determinado tempo, o tipo de bolo fecal predominante. Com esses e outros recursos, identificamos onde está a causa e tratamos!

O importante é recuperar a funcionalidade intestinal para que você viva a vida de forma plena e feliz!

Afinal, a saúde intestinal influencia diretamente seu humor e variadas funções em seu corpo como na sexualidade e como dizia uma professora: “não há dia triste quando se faz uma bela “cagada” de manhã”!

O fisioterapeuta pélvico juntamente com o médico coloproctogista pode te ajudar a se livrar da constipação intestinal, tratando o problema pela causa!

Dra. Débora Machado
Fisioterapia Pélvica e Obstétrica/Sexualidade Funcional/ Neopompoarismo/ Doula
CREFITO MG e GO 234505 / ABFP 339

Consultório Fisio Íntima
Av. Farid Miguel Safatle, 162, Centro
Consultas/ Dúvidas/ Palestras
Whatsapp: (64) 98109 0267
Email: [email protected]
Instagram: @dradeboramachado e @consultoriofisiointima

Comentários