Dicas de saúde com a Dra. Débora Machado, hoje em especial aos homens

A dica de saúde íntima de hoje é para os homens!

No mês de outubro, as ações foram voltadas à conscientização sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero, ou seja, voltada a saúde da mulher!

Em novembro, as ações são voltadas a saúde do homem. É a vez de conscientização sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.

Precisamos tocar nesse assunto. Tocar?

Aí vem as famosas frases: “Meu Deus, diz que enfia o dedo no ânus”, “Diz que é terrível”, “Fere minha masculinidade”, “Jamais vou deixar colocar o dedo no meu ânus”. E daí?

O toque retal, feito pelo médico urologista, dura em média 10 segundos.

Ei, HOMEM, você sabia que nesse exame, o médico sente a textura da próstata (por exemplo, pode sentir como se fosse cacho de uva, grãos de arroz, textura lisa) e cada textura indica se está na normalidade, ou se indica possível neoplasia ou apenas o aumento (hiperplasia) que é normal com o passar da idade.

O tocar no assunto! Porque te constrange tanto? Já parou para pensar sobre isso? Porque tanto medo e constrangimento?

Tocar no assunto, realizar o exame físico de toque são recursos para enfrentar os tabus e colocar sua saúde íntima acima de tudo isso!

Afinal, o câncer de próstata, acometerá cerca de 68.000 homens nesse ano, de acordo com o INCA.

Os primeiros sintomas que o homem pode ter de um possível câncer de próstata instalado são a dificuldade de urinar tanto no início como no final da micção, sangue na urina, diminuição do jato urinário ou interrupção do jato, necessidade de urinar mais vezes a noite ou durante o dia.

Quais exames e quando começar fazer?

Anote aí!
Homens acima de 45 anos com elevados fatores de risco (pai, tio tiveram), ou acima de 50 anos, devem realizar o exame de toque anualmente.
Também é recomendado o exame PSA (antígeno prostático específico), via coleta de sangue. A contagem do PSA é importante, pois é uma proteína que a próstata produz. Quando ela está aumentada ou quando tem contusão (bolada por exemplo), andar de bicicleta, relação sexual, podem aumentar a produção de PSA. Então, quando o médico vê aumento de PSA, é investigado pra saber o que está causando o aumento, inclusive, um câncer! Ou seja, na contagem de PSA, molécula cujo aumento pode denunciar problemas na glândula próstata.
Então você já sabe que se o PSA estiver elevado no exame, é para ir mostrar o médico para investigar o que está acontecendo e não achar que está morrendo.

E você, homem, sabia que, quanto mais precocemente for a detecção do câncer de próstata, mais chances terá de preservação da próstata, das funções miccional e sexual?

Agora, se você fez a prostatectomia (retirada da próstata parcial ou radical) e ficou com algumas disfunções como incontinência urinária e disfunção erétil, você sabia que a FISIOTERAPIA PÉLVICA pode te ajudar?

O que acontece é que a próstata fica muito próximo ao colo da bexiga, em volta da uretra e onde passa muitos nervos importantes que fazem o controle miccional e sexual.

Com a retirada, pode lesar várias dessas estruturas! Em alguns casos, a FISIOTERAPIA PÉLVICA consegue fazer o desmame total ou parcial de absorventes e fraldas, devolvendo a continência urinária e a função erétil. Em outros, conseguimos devolver parte dessas funções, mesmo assim, melhorando a qualidade de vida!

De qualquer forma, ficam meus recadinhos!

Cuidar de sua saúde é a maior prova de amor próprio!

É importante o diagnóstico mais precoce possível, porque assim, terá mais chances de preservar maior parte da próstata, funções sexual e miccional!

Acabe com o preconceito e valorize sua saúde!

Dra. Débora C. Machado Gabriel
Fisioterapia Pélvica e Obstétrica / Doula Neopompoarismo
CREFITO MG e GO 234505 / ABFP 339
Consultório Fisio Íntima
Av Farid Miguel Safatle, 162, Centro
(64) 98109 0267
[email protected]

Comentários