Dicas de Saúde com a Dra. Débora Machado “Fisioterapia pélvica e o Pompoarismo”

Olá, leitores do Blog Zap Catalão!

Hoje, vou trazer um texto informativo da diferença entre a fisioterapia pélvica e o pompoarismo.

Todos os dias me deparo com essa pergunta. Então, resolvi escrever sobre.

Em primeiro lugar, precisamos entender que o assoalho pélvico, onde fica o que conhecemos como músculos íntimos, é uma estrutura complexa e importante que contém músculos (mais de 20), articulações (conhecida como “juntas”), ligamentos (suspende as estruturas como se fossem cordas) e ossos. Vejo que as pessoas têm muito tabu de procurar ajuda para tratar e prevenir disfunções dessa região por ser onde estão os órgãos genitais, sexuais.

Como são muitas estruturas e difícil de ver, muitas mulheres não conseguem contrair corretamente os músculos íntimos.

Quando falamos em realizar os exercícios corretamente, inclui coordenação motora, seletividade (conseguir ativar esses músculos isoladamente), agilidade, força, consciência perineal, endurance ou resistência e pré contração aos esforços (quando se tem aumento da pressão intra abdominal).

E falando de uma região do corpo onde também ficam os órgãos sexuais, e se trabalhado, potencializa a sexualidade também, muitos aproveitam para falar do pompoarismo.

Sabemos que na anatomia, não existem aneis vaginais como propõe o pompoarismo. Também, não é indicado o mesmo exercício para todas as mulheres, já que cada uma tem necessidade diferente.

Por isso que, a fisioterapia pélvica é mais completa e importante. Nós somos especializados em reabilitar e prevenir ou potencializar as funções da região íntima baseado em estudos de anatomia e fisiologia, treinando corretamente através de recursos como o biofeedback eletromiografico e pressorico, eletroestimulação, pesinhos íntimos e a correta utilização dos recursos para o treinamento dos músculos íntimos.

Hoje, junto com a fisioterapia pélvica, trabalhamos com o neopompoarismo que é diferente do pompoarismo, para aquelas mulheres que querem melhorar o desempenho sexual e prazer, já que com o neopompoarismo, conseguimos fazer uma boa avaliação e prescrever os exercícios e ver a evolução semanalmente.

Juntos, a fisioterapia pélvica e o neopompoarismo, trazem benefícios físicos e sexuais à mulher.

Cuide -se! Procure um profissional especializado sempre! Quase todos os dias, me deparo com pacientes que gastaram com tratamento com profissional não especializado e recorre a mim para “consertar”. Procure informações sobre o profissional que está recorrendo.

E você, sabia dessa diferença? Já tentou fazer o pompoarismo ou comprou o curso pela internet e abandonou? Conta pra gente!

Dra. Débora Machado
Fisioterapia Pélvica e Obstétrica/ Neopompoarismo/ Doula
CREFITO MG e GO 234505/ ABFP 339

Consultório Fisio Íntima
Av. Farid Miguel Safatle, 162, Centro
Consultas/ Consultorias/ Palestras
(64) 98109 0267 / [email protected]

Comentários