Dia nacional do combate a tortura no sistema prisional é celebrado com ato em Catalão

Nesta sexta-feira (28) familiares de reclusos realizaram ato em frente a Unidade Prisional

(Foto: Zap Catalão)

Nesta sexta-feira (28) às 9h00, em frente a Unidade Prisional Regional de Catalão, familiares de reclusos realizaram o Movimento Nacional Contra a Tortura nos Presídios.

Em Catalão, o movimento busca soluções quanto às denúncias de casos de tortura no presídio e trata de negociações junto aos órgãos nacionais e estaduais, visando também um melhor acesso aos familiares dentro do sistema prisional, com o retorno da visitação, entrega de alimentos e correspondências.

O movimento acontece em todos os estados do país e em Catalão a Policia Militar fechou as ruas nas proximidades da UPR

Em nota, a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) posicionou sobre as reivindicações.

NOTA-DGAP

A propósito de informações solicitadas por este veículo de comunicação, a 4ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informa o que se segue:

– Ações e medidas de prevenção e combate à pandemia causada pelo novo coronavírus estão sendo realizadas em conformidade com protocolos da saúde, decretos estaduais e atos institucionais. Entre elas, a suspensão das visitas em geral nas unidades prisionais do Estado e novas regras para a entrada de alimentos e produtos de higiene entregues semanalmente por familiares, entre outras questões administrativas e jurídicas relacionadas ao cumprimento da pena.

– As reivindicações dos familiares em manifestação sobre retorno das visitas e reclamações sobre a cobal (restrições na entrega de alimentos por familiares) estão sendo tratadas por uma comissão, criada pela DGAP, da qual faz parte mulheres de detentos eleitas por elas mesmas como representantes nesse grupo de trabalho.

– Tendo em vista o trabalho de combate à contaminação por coronavírus, as unidades prisionais do Estado passam, diariamente, por limpeza e higienização, além de uma série de medidas como a busca ativa com testagens rotineiras e medição de temperatura, diariamente, entre sevidores e população carcerária. São realizadas videoconferências com o Judiciário e advogados de defesa para continuidade dos trâmites dos processos judiciais dos detentos, entre outras.

– A DGAP informa que qualquer manifestação da sociedade para a administração penitenciária pode ser protocolada por meio da Ouvidoria Setorial da Secretaria de Segurança Pública (SSP) pelo número (62) 3201-1212 ou via endereço eletrônico ou site da CGE, para que sejam observadas, apuradas e respondidas oficialmente aos interessados.

Goiânia, 28 de agosto de 2020.

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)

Comentários