Destaque econômico em Goiás, Catalão ganha primeiro bairro planejado

Segunda etapa do Reserva Catalunha, único empreendimento que configura um bairro completo e planejado na cidade, será lançada em setembro, com lotes residenciais e comerciais, infraestrutura de lazer e acesso facilitado à GO-210

Bairro Reserva Catalunha, em Catalão (crédito – Divulgação Reserva Catalunha)

Segundo dados do estudo “Tendências de Moradia”, realizado pelo DataZAP+, fonte de inteligência imobiliária do grupo OLX, e divulgado em 2022 no evento imobiliário Conecta Imobi, 46% da população brasileira deseja morar em um bairro planejado. O termo se refere a um espaço urbano projetado para oferecer uma boa infraestrutura e ótima qualidade de vida, integrando residências, comércio, opções de lazer e outras facilidades.

É nesse contexto que os catalanos ganham a oportunidade de morar ou investir no primeiro bairro planejado do município, o Reserva Catalunha. De acordo com o gestor administrativo e financeiro do Reserva Catalunha, André Galvão, o lançamento é um feito inédito na cidade e reforça a importância do fato de o bairro ser planejado.

“Um bairro com vias planejadas resolve questões futuras com trânsito, por exemplo, que tem sido um problema em cidades crescentes como Catalão. Além disso, o projeto desenvolve espaços estrategicamente pensados para atender às demandas dos moradores, para que esses, por sua vez, possam ter acesso a tudo o que precisam à curta distância”, explica.

O Reserva Catalunha está localizado ao lado de outros bairros valorizados, como Alto da Boa Vista, Village e Vila Margon, a apenas cinco minutos do centro da cidade. A avenida principal do empreendimento faz ligação tanto com esses bairros como com o restante do município através da Rodovia GO-210, facilitando o acesso por meio de um trânsito mais fluido. Próximo ao bairro, estão situadas ainda importantes facilidades de Catalão, como o Rio Vermelho Atacadista, o Catalão Shopping e a sede da Unimed, além de padarias, academias, escolas e hospitais.

O empreendimento é uma realização da parceria entre a GPL Incorporadora, GO Urbanismo, Cabral Empreendimentos e Gama Engenharia e Participações, e está no lançamento de sua segunda etapa. O Reserva Catalunha prevê 227 lotes com finalidades residenciais e comerciais, em tipologias que vão de 300 a 647 metros quadrados. Há, ainda, 17 lotes na avenida principal do bairro reservados para área comercial.

Bairro Reserva Catalunha, em Catalão (crédito – Divulgação Reserva Catalunha)

Qualidade de vida
O bairro está integrado ao Parque Catalunha, reserva com 55 mil metros quadrados de área verde que inspira o nome do empreendimento. O parque possui vegetação nativa e áreas frutíferas que estão sendo preservadas e cultivadas pelos empreendedores do Reserva Catalunha. O projeto também prevê uma área de lazer com pista de cooper, ciclovia com mais de 1,8 quilômetros de extensão, playground para crianças, estações fitness, quadra poliesportiva, quadra de areia, pista de skate e amplo estacionamento.

Além do primeiro bairro planejado de Catalão, o Reserva Catalunha se diferencia por ser um bairro completo, assegura Galvão. “Vamos entregar um bairro completo, na prática. A reserva natural do parque, por exemplo, promove mais qualidade de vida ao deixar a região mais fresca e úmida, característica rara em empreendimentos como esse. Nesse sentido, ainda serão plantadas árvores na porta de cada um dos lotes. Os espaços de lazer e toda a concepção do projeto com espaços integrados para serviços e comércio foram pensados para que os moradores tenham a possibilidade de resolver qualquer coisa a pé”, afirma o gestor.

Projeto de sucesso
A segunda etapa do Reserva Catalunha foi apresentada ao mercado no dia 23 de agosto, em evento que contou com a presença de agentes do mercado imobiliário de Catalão e toda a região do sudeste goiano. O lançamento oficial desta etapa está previsto para setembro. O bairro planejado Reserva Catalunha terá seu lançamento dividido em seis etapas, e a primeira, lançada no final de 2022, já coroou o sucesso do projeto – foram 198 lotes, com tipologias a partir de 360 metros quadrados, todos vendidos.

André Galvão reitera o otimismo do grupo empreendedor com o cenário, dada a projeção de crescimento do município, já que Catalão está entre as melhores cidades do Brasil para negócios no ramo imobiliário. O resultado foi apontado no ranking Melhores Cidades para Fazer Negócios de 2022, elaborado pela empresa especializada em análise de dados Urban Systems e apresentado pela Revista Exame.

“Catalão é uma cidade acolhedora, pujante e com economia múltipla, destacando-se em setores como a indústria automobilística, a mineração, a bovinocultura e o próprio agronegócio. Temos ainda muito a desenvolver para acompanhar o crescimento da cidade em termos de demanda por moradia de qualidade”, finaliza.

Bairro Reserva Catalunha, em Catalão (crédito – Divulgação Reserva Catalunha)

Comentários