Decreto Municipal: Novas medidas de combate a COVID-19 serão implementadas em Catalão, a partir desta quinta-feira (14/01/2021)

Secretário Municipal  de Saúde, Velomar Gonçalves Rios. (Foto: Zap Catalão)

O Prefeito Municipal de Catalão, Adib Elias, por meio do Secretário Municipal  de Saúde, Velomar Gonçalves Rios, realizou entrevista coletiva na manhã de hoje, quinta-feira (14/01), as 10h, na sede da Secretaria de Saúde, para tratar sobre a adoção de novas medidas para combater a COVID-19 no município de Catalão.

As novas medidas estarão regulamentadas na publicação de um novo decreto, que terão medidas ainda mais restritivas de enfrentamento do novo Coronavírus. Para a confecção do documento, foi considerado o aumento substancial na quantidade de casos confirmados de contaminação e de morte pela COVID-19 nos primeiros dias de 2021 no município e da ocupação de 100% dos leitos de UTI para COVID-19 nos hospitais de Catalão e após orientações do Comitê Municipal de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus- COVID-19.

Ainda, o Secretário Municipal em entrevista mantém o alerta para a necessidade da população manter-se em distanciamento e isolamento social, assim como em continuar adotando as medidas sanitárias por meio do uso de máscaras, de álcool em gel e distanciamento social.

Na ocasião,  as principais novas medidas anunciadas para combater a Covid-19 que serão implantadas a partir de hoje (14/01) para os próximos 10 (dez) dias e que serão regulamentadas por meio de Decreto Municipal são:

  • das 06h as 21h – todas as atividades comerciais, industriais e de serviços funcionam normalmente, mantendo o uso de medidas sanitárias;
  • das 21h até as 06h – fica mantida a permissão de funcionamento de postos de combustíveis (apenas abastecimento de veículos), farmácias e unidades de saúde e pronto-atendimento. Já o funcionamento de restaurantes e lojas de conveniência, somente com portas fechadas e apenas para fins de entrega de alimentos em domicílio (sistema delivery);
  • todos os eventos e reuniões, públicas e particulares ficam suspensos e proibidos, de qualquer natureza, sejam eles de caráter cultural, religioso, esportivo, festivo e outro.

O Secretário Velomar Rios, alertou que a fiscalização será intensificada, e os estabelecimentos que não se adequarem serão aplicados medidas mais restritivas, como fechamento e/ou suspensão definitiva das atividades.

Vale lembrar, que tais medidas estão consubstanciadas no Boletim Integrado COVID-19 divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, as 13h, da última quarta-feira (13/01/2021), que aponta que do total de leitos implantados e regulados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), bem como os particulares/privados para o enfrentamento da COVID-19 em Catalão atingiram 100% da taxa de ocupação em todos os hospitais (Santa Casa de Misericórdia, São Nicolau e Nars Faiad), sendo que tais informações foram confirmadas pelo Secretário na entrevista. As internações clínicas atingiram cerca de 60% da taxa total de ocupação, mas os 37 leitos de UTI para COVID-19 todos estão ocupados, e que os hospital não conseguem ampliar esse número, devido a falta de profissionais aptos para atuarem no enfrentamento a pandemia.

Após, a publicação do Decreto Municipal, atualizaremos as informações.

Assista a entrevista com Secretário Municipal de Saúde, Velomar Gonçalves Rios,

Comentários