Declaração de utilidade pública para Associação das Pessoas com Deficiências de Catalão (ASPDEC) recebe aval da Alego em 1ª fase

(Foto: Zap Catalão / Wladmir Batista)

O Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) deu sinal verde, em primeira fase de votação, ao projeto de lei nº 5767/21, que declara a Associação das Pessoas com Deficiências de Catalão (ASPDEC) como entidade de utilidade pública. A proposta é de autoria do deputado Amauri Ribeiro (Patriota) e recebeu 29 votos favoráveis e nenhum voto contrário.

O debate da proposta foi durante a Ordem do Dia da sessão extraordinária híbrida realizada nesta terça-feira, 30. A matéria precisa ser aprovada em mais uma fase de votação para que esteja apta a seguir para sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM).

A justificativa da proposição esclarece que a ASPDEC acolhe pessoas com deficiência, com o intuito de desenvolvimento de projetos, atividades e formulações de programas para melhor atender a esse público, entre outras atividades.

“A importância da ASPDEC para as pessoas com deficiência é muito grande, visto que, atendemos as classes de pessoas com algum tipo de deficiência seja ela visual, física, intelectual, auditiva e etc. Lembrando que a ASPDEC, está há 17 anos atendendo o público alvo que é são as pessoas com deficiência. Sendo assim, é de suma relevância que todos os poderes: executivo, legislativo e judiciário ajudem a nossa ASPDEC, visto que todos os nossos associados têm um acompanhamento de doações de cestas básicas, empréstimo de cadeira de roda, cadeira de banho, muletas, andadores e agora, estamos com o projeto de ir em busca do nosso título de Utilidade Pública Estadual, onde já foi aprovado em primeira instância. Isso trará um benefício muito grande para os nossos associados e seus familiares, de certa forma, teremos condições de correr atrás de emendas parlamentares junto aos deputados estaduais, uma vez que a ASPDEC nunca obteve esse título em 17 anos”, afirmou Wladimir Batista da Costa, presidente da ASPDEC à nossa reportagem.

A ASPDEC existe há 17 anos em Catalão. Foi fundada em 2004 e atualmente cerca de 800 pessoas portadoras de deficiência são associadas e 300 estão sendo recadastradas. A sua sede, doada pelo prefeito Adib Elias em 2018, é referência para atender, dar o suporte necessário e dignidade aos associados e seus familiares, oferecendo apoio psicológico, jurídico e assistencial.

Associação das Pessoas com Deficiências de Catalão (ASPDEC): Rua Ten. Cel, R. Mário de Cerqueira Netto, n°1444 – Jardim Primavera. Telefone: (64) 3411-6907

(Fonte: ALEGO)

Comentários