Davinópolis: Saúde inicia aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades a partir de quinta-feira (13)

(Foto: Ilustrativa/Reprodução)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Davinópolis iniciará a aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 para pessoas com comorbidades a partir desta quinta-feira (13), das 08h às 10h, no ESF Sudário José Rodovalho, ao lado da creche. Confira abaixo mais informações sobre a vacinação:

Comorbidades consideradas prioritárias

Pessoas com comorbidades foram incluídas nos grupos considerados prioritários para receber a vacina bivalente contra a covid-19. Qualquer pessoa com idade entre 12 e 59 anos que tenha alguma das condições de saúde listadas abaixo e que já tenha tomado duas doses da vacina monovalente contra a covid-19 pode receber a bivalente:

– Diabetes mellitus – Pneumopatias crônicas graves – Hipertensão arterial resistente – Hipertensão arterial estágio 3 – Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo – Insuficiência cardíaca – Cor-pulmonal e hipertensão pulmonar – Cardiopatia hipertensiva – Síndromes coronarianas – Valvopatias – Miocardiopatias e pericardiopatias – Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas – Arritmias cardíacas – Cardiopatia congênita no adulto – Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados – Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares – Doença renal crônica – Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves – Obesidade mórbida – Síndrome de Down e outras síndromes genéticas – Doença hepática crônica

Documentação necessária

No momento da vacinação, será necessário apresentar um documento oficial com foto, cartão SUS, cartão de vacinação e laudo médico (este ficará retido e arquivado no ato da vacina). É importante levar tanto o documento original quanto a cópia.

Sobre a vacina bivalente

A bivalente é uma versão atualizada da vacina usada na campanha de vacinação iniciada em 2021 (monovalente). Ela foi elaborada com base na variante original do coronavírus (o SARS-CoV-2) e na variante Ômicron, que é atualmente a de maior circulação. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única. A última dose recebida deve ter sido feita há, pelo menos, quatro meses.

Com a iniciativa, a SMS busca aumentar a proteção contra a covid-19 em pessoas com condições de saúde que as tornam mais vulneráveis ao vírus. A vacinação é uma medida importante para reduzir a transmissão do coronavírus e evitar agravamento da doença em casos de contágio.

Comentários