Davinópolis e Nova Aurora comemoram aniversário com uma programação especial; confira

Davinópolis completará 59 anos e Nova Aurora, completará 69 anos de emancipação política

À esquerda, Nova Aurora. À direita, Davinópolis. (Foto: Reprodução)

Nos próximos dias, duas cidades do sudeste goiano estarão em festa, em comemoração ao aniversário de seus municípios. São elas: Davinópolis, que completará 59 anos na próxima segunda-feira, dia 14 e, Nova Aurora, que completará 69 anos de emancipação política.

Ambas as cidades prepararam uma programação especial de comemoração. Veja:

Nova Aurora

Programação aniversário Nova Aurora (Foto: Divulgação)

Davinópolis

Dia (12/11) Sábado 

Às 21h – Valéria Barros (Praça Central)

Dia (13/11) Domingo

Às 21h – Sandro & Ronaldo (Praça Central)

Dia (14/11) Segunda-feira 

Às 21h – André & Andrade (Praça Central)

SOBRE OS MUNICÍPIOS

Davinópolis

Em 1948, José David de Souza e sua esposa Dª Dorcília Cândida de Jesus doaram uma área de aproximadamente 10.000 m² à Prefeitura Municipal de Catalão para a construção de uma escola rural, dando origem ao município.

Por volta de 1950, apareceram as primeiras casas nos arredores da escola, passando o local a ser conhecido pelo nome de Grupo. Naquele ano, foi construída a ponte sobre o Rio São Marcos, que além de facilitar o escoamento dos produtos da região deu grande impulso ao povoado. Passou a ser denominado Povoado da Barra, por sua proximidade das barras do Rio São Bento com o Rio São Marcos, e deste com o Rio Paranaíba.

Em 1952, outra ponte foi edificada, então sobre o Rio São Bento, obra da maior importância para a localidade.

O topônimo é em homenagem à família de David de Souza, cujo chefe, José David de Souza foi o fundador da localidade.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Davinópolis (ex-povoado de Barra), pela Lei Municipal n.º 20, de 19-08-1963, subordinado ao município de Catalão.

Elevado à categoria de município com a denominação de Davinópolis, pela Lei Estadual n.º 4.928, de 14-11-1963, desmembrado de Catalão. Sede no atual distrito de Davinópolis. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2018.

Nova Aurora

O município de Nova Aurora localiza-se a uma latitude 18º03’27” sul e a uma longitude 48º15’13” oeste, estando a uma altitude de 719 metros. Está limitado pelos seguintes municípios: ao norte Ipameri; ao sul Cumari; a leste Goiandira; e a oeste Corumbaíba. Possui uma área de 303,67 km². Sua população, segundo o Censo 2010 do IBGE, é de 2.062 habitantes. O gentílico dos habitantes do município de Nova Aurora é nova-aurorenses.

O município de Nova Aurora originou-se da fazenda Boa Vista do Quilombo, pertencente a Catalão, passando posteriormente, em 31 de julho de 1845, a constituir território de Entre-Rios (Ipameri) e incorporando-se em 1905 ao município de Corumbaíba. Por Lei Municipal de Corumbaíba, de 26 de novembro de 1908, foi elevado à categoria de Distrito. Em 28 de maio de 1931 o Distrito de Nova Aurora foi transferido para o município de Goiandira. Desmembrado de Goiandira, tornou-se município independente em 13 de novembro de 1953.

Atualmente Nova Aurora faz parte da Microrregião de Catalão, se destacando principalmente na agricultura. Está inserida na Micro-região Sul-goiano.

Nova Aurora possui três escolas. Duas delas são mantidas pelo governo estadual, e a outra é mantida pela prefeitura da cidade. São elas: Colégio Estadual Illydia M. Perillo Caiado, Escola Estadual Raimundo Gomide e Escola e Creche Municipal Jardim de Infância Branca de Neve.

 

(Fonte: IBGE)

Comentários