Criminosos invadem conta de WhatsApp de moradora de Catalão para aplicar golpes

Um golpe aplicado por meio do WhatsApp foi denunciado por uma leitora do Zap Catalão a nossa redação, na noite desta terça-feira (30/07).

Segundo a vítima, ela teve a conta no aplicativo de mensagens invadida por bandidos. Eles fingiram ser ela para pedir dinheiro emprestado a conhecidos, tentando convence-los a fazer depósitos e transferências bancários. (Veja as imagens abaixo)

No momento do acontecido a vítima estava em casa fazendo almoço, quando foi surpreendida com uma mensagem informando que iriam bloquear o telefone para ligações recebidas de telemarketing. E no momento eles solicitaram um código que teria recebido através de SMS, sem perceber que seria um golpe, o filho da vítima a pedido dela encaminhou a sequência de números ao bandidos.

A partir deste momento eles passaram a ter domínio do seu número no aplicativo de mensagens e iniciaram as conversas com os contatos que estavam salvos no aplicativo.

A vítima que é professora não quis se identificar. Ela cancelou seu número junto a operadora móvel, mas afirma que está com medo de enfrentar ainda mais problemas.

Segundo a professora, ainda não registou o fato na delegacia de Polícia Civil.

Confira abaixo mensagens recebidas por um dos amigos da vítima.

Dicas de como proteger sua conta do WhatsApp

A versão mais recente do aplicativo oferece um recurso complementar que aumenta a proteção da conta. Por meio da “Verificação de duas etapas”, o usuário poderá cadastrar uma senha adicional que será exigida para que o app funcione em outros smartphones. Essa senha não é enviada por mensagem de SMS. Por esse motivo, em caso de clonagem do Sim Card (chip de celular), não será possível habilitar uma nova conta apenas informando o código de segurança padrão. Para adicionar a verificação em duas etapas, siga os passos descritos abaixo:

1 – Abra o app do WhatsApp

2 – Acesse as “Configurações” do app.

3 – Toque na opção “Conta”.

4 – Toque na opção “Verificação em duas etapas” e após no botão “Ativar”.

5 – Informe uma senha numérica, e repita a digitação. Mas vale salientar que deve ser evitado digitar uma sequência numérica (ex: 123456).

6 – É possível informar uma conta de e-mail para a recuperação da senha, mas é uma etapa opcional. Mas se não for cadastrada uma conta de e-mail para recuperação e a senha for perdida a conta do WhatsApp não poderá ser cadastrada novamente e ela será perdida definitivamente.

Comentários