Covid-19: Vacina bivalente é ampliada a partir de hoje (4) para pessoas com comorbidades, em Catalão

A aplicação das doses a partir desta terça-feira (04), das 08h às 11h e das 13h às 16h30, no Centro Integrado de Infectologia e Imunização

(Foto: Reprodução)

Em Catalão, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciará a aplicação das doses a partir desta terça-feira (04), no Centro Integrado de Infectologia e Imunização Profº João Martins Teixeira (ao lado do SAMU).

Pessoas com comorbidades foram incluídas nos grupos considerados prioritários para receber a vacina bivalente contra a covid-19. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (31) pelo Ministério da Saúde. De acordo com a nota técnica, a inclusão foi feita por conta da disponibilidade de doses do imunizante e tem como base orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Qualquer pessoa com idade entre 12 e 59 anos que tenha alguma das condições de saúde listadas abaixo e que já tenha tomado duas doses da vacina monovalente contra a covid-19 pode receber a bivalente.

Em Catalão, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciará a aplicação das doses a partir desta terça-feira (04), das 08h às 11h e das 13h às 16h30, no Centro Integrado de Infectologia e Imunização Profº João Martins Teixeira, que fica situado na Av. Vinte de Agosto (ao lado do SAMU).

Confirma a lista de comorbidades:

– diabetes mellitus

– pneumopatias crônicas graves

– hipertensão arterial resistente

– hipertensão arterial estágio 3

– hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo

– insuficiência cardíaca

– cor-pulmonal e hipertensão pulmonar

– cardiopatia hipertensiva

– síndromes coronarianas

– valvopatias

– miocardiopatias e pericardiopatias

– doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas

– arritmias cardíacas

– cardiopatia congênita no adulto

– próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

– doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares

– doença renal crônica

– hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves

– obesidade mórbida

– síndrome de Down e outras síndromes genéticas

– doença hepática crônica

Documentação (original e xerox)

No momento da vacinação será necessário apresentar um documento oficial com foto, cartão SUS, cartão de vacinação e laudo médico (este ficará retido e arquivado no ato da vacina).

Sobre a vacina bivalente

A bivalente é uma versão atualizada da vacina usada na campanha de vacinação iniciada em 2021 (monovalente). Ela foi elaborada com base na variante original do coronavírus (o SARS-CoV-2) e na variante Ômicron, que é atualmente a de maior circulação.

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única. A última dose recebida deve ter sido feita há, pelo menos, quatro meses.

 

(Com informações, SECOM Catalão)

Comentários