COVID:-19: Com o surgimento da variante Ômicron, Prefeito de Catalão pode cancelar shows e eventos no município

Prefeito de Catalão, Adib Elias (Foto: Reprodução)

O surgimento de uma variante do novo coronavírus confirmado em regiões da África preocupa especialistas de saúde. Batizada de Ômicron – a cepa B.1.1.529 foi identificada em Botsuana, país vizinho à África do Sul, em meados de novembro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante pode se tornar responsável pela maior parte de novos registros de infecção pelo novo coronavírus em províncias sul-africanas.

O Dr. Franco Nero Tristão, infectologista e também pertencente ao Comitê de Enfrentamento a Covid-19 na cidade, afirmou em entrevista na Rádio Nova Liberdade que a variante Ômicron possui “uma constelação incomum de mutações”. A variante Delta, por exemplo, possuía duas mutações em relação à cepa original do novo coronavírus, enquanto a Ômicron possui cerca de 50 – 30 delas.

O Brasil ainda não registrou nenhum caso da nova variante. Para tentar frear a chegada da Ômicron ao país, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, determinou que voos com origem de países do sul da África não poderão desembarcar no Brasil. Outros países, como a Inglaterra, também proibiram a chegada de voos vindos da região.

Em entrevista ao programa “Cidade Agora”, apresentado por Cláudio Lima e Ricardo Peres, e comentários de Luiz Carlos Bordoni na rádio Nova Liberdade, quanto ao assunto Réveillon e, principalmente da realização do Carnaval, com tom de indignação, Franco disse “eu sou extremamente contrário, ainda é momento de manter as precauções”.

Para o Prefeito Adib Elias, que participava do programa, “Carnaval zero! Se caso não houver uma mudança de hábito da população, vamos tomar medidas drásticas para proteger a população. Se a vacina não tem a competência de resolução, aqui nada vai acontecer. Show de Zé Neto e Cristiano, showzinhos, estão suspensos. Só vamos fazer com segurança, não podemos facilitar”, afirmou que a posição sobre o novo coronavírus será tomada com muito rigor para conter a contaminação.

“Catalão não é diferente. Nós precisamos retomar os cuidados!”, defendeu o Presidente da Câmara de Vereadores de Catalão, Jair Humberto que estava também participando da discussão.

Comentários